• Matéria: Português
  • Autor: laravgp
  • Perguntado 2 anos atrás

Leia o seguinte trecho da autobiografia de Dilan (p. 26). "Ler e escrever, para mim, é como uma segunda natureza, aquela que me revigora, me conforta e me dignifica." a) Considerando as ideias principais do relato autobiográfico, explique a conclusão do poeta. b) Reescreva esse trecho de forma diferente, mas mantendo o sentido pre- tendido pelo autor. c) Quais versos do poema "Rimas pra cima" (p. 25) combinam com essa ideia?​

Anexos:

Respostas

respondido por: celog
0

No trecho da Autobiografia de Dilan, o poeta Dilan Camargo nos transmite sua visão sobre o ato de escrever.

  • a. A conclusão é que, assim como a "primeira natureza" exige sua atenção (respirar, alimentar-se, cuidar-se fisicamente), ele observa que há nele essa outra "natureza", que exige sua atenção para satisfazer as necessidades de vigor, conforto e dignidade.
  • b. Poderíamos reescrever desse modo:
  • "Leio e escrevo pelo mesmo motivo que respiro e me alimento: uma necessidade natural."

A escrita e o escritor

O poeta Dilan Camargo transmite através desse trecho a ideia de que escrever não é simplesmente sua profissão, passatempo ou recreio: escrever é para ele uma necessidade equivalente a respirar ou ter higiene. Ele escreve porque sente isso como "segunda natureza".

A primeira seria a natureza material, aquela dos processos químicos e físicos, do corpo e da mente físicos. A segunda é a escrita, que é manifestação de uma realidade imaterial, ou seja, dos pensamentos, intuição, intelecto.

Aprenda mais sobre a escrita e a leitura em: https://brainly.com.br/tarefa/39578752

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares