• Matéria: História
  • Autor: mariartesoni
  • Perguntado 3 anos atrás

1. As capitanias hereditárias foram doadas pela Coroa portuguesa a portugueses que estivessem dispostos a explorá-las. Sobre esse período da história do Brasil, é correto afirmar que:

A) O rei de Portugal, na verdade, emprestava as terras do Brasil para que os homens ricos pudessem investir suas riquezas em plantação de café.
B) Os donatários recebiam uma carta de doação e uma lista de direitos e deveres a ser cumpridos nas capitanias.Entre os direitos estava a hereditariedade e entre os deveres, o de plantar cana-de-açúcar.
C) Capitão-mor era considerado o dono das capitanias. No entanto, os filhos e a esposa, em caso de morte do donatário, não teriam direitos sobre elas.
D) O rei de Portugal enviava os donatários ao Brasil. Todos eles vinham em obediência, mas, sempre que possível, inventavam uma desculpa para voltar a Portugal.​

Respostas

respondido por: leticiaprvdLH
1

A alternativa correta é a letra B.

Por que as outras alternativas estão erradas??

  • Na letra A: os "homens ricos" não investiam em plantação de café, e sim em cana de açúcar, uma mercadoria extremamente lucrativa.
  • Na letra C: está totalmente errada, as capitanias eram HEREDITÁRIAS, ou seja, passa de geração em geração para os filhos. Se o donatário morresse o filho recebia as terras como herança.
  • Na letra D: o rei não enviava os donatários para o Brasil, e a maioria deles viviam em portugal, sendo esse um dos motivos para a maior parte das capitanias hereditárias fracassarem.
Perguntas similares