• Matéria: História
  • Autor: andersonvd0410
  • Perguntado 2 anos atrás

Umas das razões para o início da Guerra de Sucessão foi a eleição de Abraham Lincoln para a Presidência dos Estados Unidos em 1860, que era considerado abolicionista pelos sulistas. É possível afirmar que a União estava, de fato, interessada na emancipação dos afro-americanos?​

Respostas

respondido por: erickm5
2

No contexto da Guerra de Secessão, pode-se afirmar que a União, formada pelos estados do norte, estava genuinamente interessada na emancipação dos afro-americanos escravizados.

Compreendendo o abolicionismo da União

A União baseava o apoio ao abolicionismo em resoluções econômicas e ideológicas.

Economicamente, era vantajoso que os escravizados passassem a ser trabalhadores assalariados livres para que isso passasse a consolidar um mercado consumidor interno mais forte.

Ideologicamente, os nortistas, que fundaram o país e a confeccionaram a constituição fortemente influenciados pelos ideais iluministas (igualdade, liberdade e fraternidade) também alegavam que não queriam levar adiante a opressão às populações negras, sob o argumento de que todos os próprios americanos já haviam sofrido o suficiente no passado, oprimidos pelos colonizadores britânicos.

Saiba mais sobre a Guerra de Secessão em https://brainly.com.br/tarefa/31135245

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares