• Matéria: Biologia
  • Autor: fabriciosousa2018xz
  • Perguntado 3 anos atrás

A Tolbutamida é um hipoglicemiante oral utilizado para o tratamento de diabetes mellitus não insulino-dependente (DMNID). É estruturalmente semelhante à acetohexamida, clorpropamida e tolazamida e pertence à classe de sulfonilureias secretagogos de insulina, as quais atuam através da estimulação de células β do pâncreas para libertar insulina. As sulfonilureias aumentam tanto a secreção de insulina basal como a libertação da insulina estimulada pela refeição. Os medicamentos desta classe diferem na sua dose, taxa de absorção, duração da ação, da via de eliminação e de local de ligação no seu receptor das células do pâncreas β alvo (INT, 2021). ÍNDICE NACIONAL TERAPEUTICO. Tolbutamida. Índice toda saúde. 2021. Disponível em: https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/tolbutamida/informacao-geral. Acesso em 22 abr. 2022. Assinale a alternativa correta que descreve o evento inicial e crucial que permite à tolbutamida induzir a liberação de insulina pelas células beta pancreáticas: Alternativas: a) aumento do efluxo de potássio (K). b) ligação a receptores nos canais de K+ sensíveis `a adenosina trifosfato (ATP). c) fechamento dos canais de voltagem dependentes de cálcio (Ca). d) diminuição das reações de fosforilação. e) hiperpolarização.


hellen43242352345234: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**..,,.,.,.,.,.,,,

Respostas

respondido por: audileiasantos15
0

Resposta: aumento do efluxo de potássio

Explicação:

respondido por: tfqcoelho
0

A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A tolbutamida é um bloqueador dos canais de potássio de primeira geração, medicamento hipoglicemiante oral da classe das sulfonilureias.

A alternativa correta é B - ligação a receptores nos canais de K+ sensíveis à adenosina trifosfato (ATP).

Conhecimentos sobre os sulfonilureias

Sulfonilureias inibem os canais ATP-potássio na membrana das células beta e o efluxo de potássio, o que resulta em despolarização e influxo de cálcio, o cálcio-calmodulina de ligação, a ativação da quinase, e libertação de grânulos contendo insulina por exocitose, um efeito semelhante ao da glucose.

Aprenda mais sobre Diabetes clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29256530

#SPJ1

Perguntas similares