• Matéria: Informática
  • Autor: LukaSly
  • Perguntado 2 anos atrás

Leia o trecho a seguir. “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana”.

Fonte: HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 33.

Com base no texto e nos seus conhecimentos acerca dos Jogos Digitais e a ludicidade na dimensão humana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) No mundo moderno, o conceito de ludicidade é visto como uma expressão subjetiva de um indivíduo que pratica uma ação livre.
II. ( ) A ludicidade é vista como uma espécie de alicerce para a dimensão multifacetada e subjetiva da natureza humana.
III. ( ) A ludicidade é um fenômeno moderno, que está enraizado na dimensão humana desde a Revolução Técnico-Científica e Informacional.
IV. ( ) A síntese dialética entre a ludicidade e a natureza subjetiva humana se dará pelo processo de hibridização dos indivíduos.
V. ( ) A ludicidade como uma manifestação sociocultural, permitiu ao homem compreender que os jogos são produtos de uma cultura digital.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Respostas

respondido por: luisepportel
1

Resposta: V, V, F, V, F

Explicação:

A afirmativa I é verdadeira porque, no mundo moderno, o conceito de ludicidade é visto como uma predisposição, isto é, uma ação livre, improdutiva e integrada do indivíduo que possui uma manifestação subjetiva com valor emocional. A afirmativa II é verdadeira, pois o lúdico é visto como uma espécie de alicerce para a dimensão multifacetada da natureza humana, de maneira a compor as faculdades imaginárias dos indivíduos. A afirmativa III é falsa, pois a ludicidade é um fenômeno que está enraizado na dimensão humana desde a era pré-história; época em que a espécie do gênero Homo estava fabricando ferramentas rudimentares com base na observação do mundo que o cerca. A afirmativa IV é verdadeira, pois deseja-se crer que a síntese dialética entre a ludicidade e a natureza subjetiva humana se dará pelo processo de hibridização do sujeito na dimensão da vida digital. Por fim, a afirmativa V é falsa, pois a lucidez da espécie Homo soube, à primeira vista, observar o âmbito que o cerca para absorver as informações do meio; assim, a ludicidade (o ato do brincar) permitiu ao homem compreender e questionar as forças que movem a natureza.

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