Agora, preencha o questionário e compartilhe suas percepção com a turma:
Respostas
Sugestões de resposta na ordem do quadro (atenção para aviso mais abaixo, adapte detalhes se necessário):
1. É motivo de tristeza a situação de preconceito, quando a comunidade escolar não acolhe uma situação de diversidade. É difícil não se solidarizar com o caso.
2. Houve violência psicológica e até institucional, porque direitos básicos foram ignorados e não houve respeito a uma condição diferenciada.
3. Acusações, recusas na concessão do devido respeito e não atendimento do direito de tratamento assegurado por lei são atos de violência.
4. Trata-se de violência institucional e social. Questões como o desrespeito à comunidade trans, aos recuperandos do sistema penal, aos imigrantes e aos idosos constituem, inclusive, crimes previstos em lei. Além de consistirem em violação de direitos humanos fundamentais.
5. A violência institucional, verbal e psicológica pode acometer diferentes pessoas em vários contextos. Preconceito racial, religioso e de gênero são exemplos. O ageísmo, preconceito por idade, também,, assim como a chamada gordofobia, prevenção aos obesos.
6. Nas afirmações, são solicitadas opiniões pessoais. Embasamentos sugeridos:
- Sempre existiu? É possível discordar, sob o argumento de que a situação de preconceito muda conforme o local e a época.
- Acontece em todas as sociedades? É possível igualmente discordar, sob o argumento, também, de que sociedades com mais conscientização têm menos ocorrências desse tipo.
- É natural para o ser humano agir assim. Só é possível discordar. Preconceito e violência não podem ser vistos como naturais.
Inclusão e tolerância em casos práticos
O exercício aborda situações hipotéticas de preconceito e violência social ou institucional contra minorias excluídas. O exercício faz parte dos conteúdos recomendados pelo governo do Estado de São Paulo. São pontos importantes a discussão sobre tolerância e as questões sociais atualizadas.
Atenção: A pergunta não indica o texto do exercício. O quadro faz parte da referência pedagógica da Secretaria de Educação de SP, que traz um texto com quatro casos. As respostas numeradas acima podem necessitar de adaptação conforme o personagem que conste no exercício:
- Uma aluna trans que usa nome social e não consegue efetivar esse uso na matrícula.
- Um adolescente em liberdade assistida que sofre preconceito em sala.
- Um imigrante que é hostilizado e acusado pelos colegas.
- Uma professora veterana que sofre discriminação pela idade.
Continue aprendendo sobre inclusão e tolerância aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22600280
https://brainly.com.br/tarefa/19851272
https://brainly.com.br/tarefa/18766519
#SPJ1