• Matéria: História
  • Autor: criscoutinho6669
  • Perguntado 3 anos atrás

"Composto por representantes do Tribunal Superior do Trabalho - TST, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, do Ministério da Saúde - MS, do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, do Ministério da Previdência Social - MPAS, do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, da Advocacia-Geral da União - AGU e do Ministério Público do Trabalho - MPT, o Comitê Interinstitucional surgiu com a celebração do Protocolo de Cooperação Técnica lançado durante a celebração dos 70 anos da Justiça do Trabalho. " BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Comitê Interinstitucional. Conteúdo de responsabilidade dos Gestores Nacionais e Equipe Executiva do Programa Trabalho Seguro. Disponível em: . Acesso em: 01/02/2019. Com base em Acidente e Segurança do Trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - Na investigação de um acidente utilizando o método da Arvore das Causas, são considerados quatro componentes que formam a atividade investigativa. PORQUE II- Analisando o Indivíduo (I), Tarefa (T), Material (M) e Meio de Trabalho (MT) tem-se a relação de eventos. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:

Respostas

respondido por: JLFagundez
0

Em relação à árvore de causas e sua utilização nas investigações de acidentes de trabalho, é correto assinalar a alternativa E, pois quatro componentes deste método de investigação podem ser considerados para encontrar os resultados:

  • Indivíduo (I)
  • Tarefa (T)
  • Materiais (M)
  • Ambiente de Trabalho (AT)

Árvore de causas

Uma árvore de causas é um método analítico teórico do sistema para analisar acidentes. Isso porque os acidentes podem surgir de situações complexas e quase sempre são eventos multicausais.

Quando usado corretamente, deve apontar todos os erros anteriores ao último evento (lesão ou não).

O conceito básico utilizado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma 'fuga' da norma e está diretamente relacionado a acidentes.

  • Indivíduo (I) Em seus aspectos físicos e psico-fisiológicos;
  • Tarefa (T) Uma sequência de operações realizadas e observadas por uma pessoa.
  • Materiais (M) Descrição dos equipamentos, máquinas, utensílios, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários à atividade.
  • Ambiente de Trabalho (MT) São os aspectos físicos e suas relações sociais.

Alternativas:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

b. As asserções I e II são proposições falsas.

c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia mais sobre árvore das causas em: https://brainly.com.br/tarefa/5306586

#SPJ4

Perguntas similares