Uma comparação entre o conteúdo da canção "abrigo de vagabundo" e as considerações sobre as práticas culturais, no texto ii, confirmam que a) o verso "eu arranjei o meu dinheiro" explicita a condição de inferioridade social do sujeito-poético, à mercê da sorte. B) o sujeito-poético tem consciência das frustrações sociais que o cercam, principalmente pela dificuldade em adquirir uma moradia. C) a dinâmica da vida urbana e a desigualdade social marcam o caráter de denúncia da canção. D) o sujeito-poético conforta-se com a própria identidade social e com as próprias conquistas. E) a sensação de fragilidade decorre da falta de assistência do estado, representado pela omissão dos agentes públicos
Respostas
Sobre as práticas culturais observadas na letra da música "Abrigo de Vagabundo", está correta a alternativa: d) o sujeito-poético conforta-se com a própria identidade social e com as próprias conquistas.
A identidade social do trabalhador em Adoniran Barbosa
O cantor, compositor, ator cômico e radialista Adoniran Barbosa foi um dos principais artistas do país. Sua obra é vasta e representa com excelência a cultura urbana brasileira do período entre 1930 e 1970.
Na música "Abrigo de Vagabundo", Adoniran representa o pensamento do trabalhador brasileiro, uma identidade social criada a partir do duplo processo de industrialização-urbanização pelo qual passavam as grandes cidades brasileiras.
O verso "Mas quem trabalha tudo pode conseguir" é um exemplo da ideologia trabalhista da época, a partir da construção da imagem do trabalhador dedicado como exemplo de brasilidade.
Acreditamos que os textos da questão sejam os seguintes:
Abrigo de vagabundo
Eu arranjei o meu dinheiro
Trabalhando o ano inteiro
Numa cerâmica
Fabricando potes
E lá no alto da Mooca
Eu comprei um lindo lote dez de frente e dez de fundos
Construí minha maloca
Me disseram que sem planta
Não se pode construir
Mas quem trabalha tudo pode conseguir
João Saracura, que é fiscal da Prefeitura
Foi um grande amigo, arranjou tudo pra mim [...]
TEXTO II
As práticas culturais visam reconhecer uma identidade social, a exibir uma maneira própria de ser no mundo, a significar simbolicamente um estatuto e uma posição; enfim, as formas institucionalizadas e objetivadas em virtude das quais representantes – instâncias coletivas ou indivíduos singulares – marcam de modo visível e perpétuo a existência do grupo, da comunidade ou da classe.
Para saber mais sobre o trabalhismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/42263598
#SPJ4