"(. ) particularmente eu não gosto desse termo deficiente, é uma palavra pesada para eles e eles não são isso, a gente fala deficiente uma pessoa que é incapaz, uma coisa muito pesada (. ) eu prefiro falar que é surdo e ponto né, não ficar prolongando, porque eles são capazes de tudo (M6). " (PAIVA e SILVA; PEREIRA; ZANOLLI; 2007, p. 282). O trecho apresentado se refere à fala da mãe de uma criança surda sobre seu filho. Sobre a concepção de surdez assumida por essa mãe, é possível afirmar que: Escolha uma: a. É clínico-patológica, pois concebe a surdez como uma diferença linguística. B. É socioantropológica, pois não concebe a surdez como deficiência. C. Não está diretamente relacionada a uma concepção teórico-crítica da surdez. D. É clínico-patológica, pois se alinha a uma abordagem bilíngue. E. É socioantropológica, pois se alinha a uma abordagem oralista
Respostas
respondido por:
0
O texto nos mostra que a mãe não considera a surdez uma deficiência, sendo assim, podemos afirmar que a concepção que ela possui sobre a surdez é baseada em uma visão sócio-antropológica (Alternativa B).
Visão Sócio-Antopológica
A visão sócio-antropológica é uma visão que busca o respeito à todas as diferenças existentes na sociedade, expondo-as de forma a valorizar o sujeito social através de sua afirmação.
Essa valorização é uma forma de combater a ideia de que as diferenças não devem ser vistas ou serem unidas em uma generalização que não existe, como o uso da palavra "deficiente" para designar todos os indivíduos que apresentam algum tipo de deficiência.
Conheça mais sobre Visão Sócio-Antropológica aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12133508
#SPJ4
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás