"Pressupondo que o homem seja tocado pela angústia, já que ela é rara [. ] pode-se dizer que ele faz de uma só vez uma recapitulação de todo o seu existir e toma consciência [Gewissen] do caráter essencialmente finito de sua existência, toma consciência do caráter essencialmente temporal do ser e de que está entregue somente a ele mesmo e à manifestação do ser. Assim, a angústia desperta para a morte, enquanto dado temporal mais significativo da existência, e revela a finitude da existência humana, o fato de que o homem tem um fim, que ele morre e que sua existência acaba, ou seja, remete a um outro conceito fundamental de Heidegger, que é o ser-para-a-morte [Sein-zum-Tode]. " Considerando a noção de morte na concepção humanista-existencial, considere as afirmativas a seguir: ovo O homem tocado pela angústia toma consciência de sua própria finitude. Ovo A noção de morte aponta para um conceito importante em Heidegger, o ser-para-morte. Ovo Para Heidegger a finitude da existência humana é um fato apenas para os angustiados. Considerando a noção de morte na concepção humanista-existencial, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. V – F – F. B. V – V – V. C. V – V – F. D. F – F – V. E. V – F – V
Respostas
Analisando as afirmações, sobre a finitude humana e a noção de morte na concepção humanista-existencial, a alternativa correta é a letra C (V – V – F).
Sobre o pensamento de Heidegger
A reflexão e consciência sobre a própria finitude, sempre causou ao ser humano angústias e reflexões. Normalmente, esse tipo de reflexão acontece quando o homem experimenta uma angústia ou sentimento melancólico, mas esse tipo de reflexão não se limita aos angustiados. Ao se questionar o objetivo da vida, também é possível chegar a essa conclusão.
Algumas pessoas encaram a finitude da vida com muita melancolia, mas outras, preferem viver intensamente cada momento, exatamente por ter a consciência de que a vida é passageira.
A tomada de consciência do ser-para-a-morte leva a um questionamento de todo o ser, no sentido de que o ser-humano se coloca radicalmente diante de seu ser. Desse modo, para Heidegger, a morte permite basicamente:
- 1 - uma consciência de toda a existência (passado, presente, futuro)
- 2 - assumir individualmente a existência, já que a experiência da morte é sempre apenas minha (no §50 Heidegger considera que a angústia diante da morte é a angústia diante do próprio poder-ser).
Quer entender mais sobre o pensamento de Heidegger sobre a morte e a existência? Veja aqui: https://brainly.com.br/tarefa/37300593
#SPJ4