"[. ] na organização da Cidade-Estado ou pólis o exercício político se fará em um meio social regido pela associação de cidadãos com direitos iguais, com um certo prazer em se associar – que constitui a amizade e a rivalidade – e um gosto especial pela troca de opiniões. Nessa sociedade de iguais a democracia se esboça: os cidadãos assumem o poder de decisão e constituem leis que irão zelar pelo espírito igualitário que garantirá a expansão das cidades. " (MACIEL JÚNIOR, 2003, p. 20). Em meio ao contexto descrito por Maciel Júnior (2003), diante da influência da argumentação e da troca de opiniões políticas, podemos afirmar que: Alternativas: a) A má utilização das palavras acabou por prejudicar aqueles que detinham o poder da verdade, deixando a palavra divina sobrepor-se novamente (e de maneira exclusiva) nas pólis. B) Embora tenha uma aparente abertura política, esse cenário ainda se efetiva em meio ao autoritarismo e a dificuldade de expressão, porém de maneira camuflada. Alternativa assinalada c) O mito acabou ganhando espaço também na oralidade; e a razão, em paralelo, ocupou espaço secundário, embora tenha se mantido presente. D) As marcas do surgimento da pólis e o contexto político da época, em nada influenciaram no pensamento e nas tradições gregas. E) A palavra surge como o principal instrumento de poder, meio de comandar, opinar e também uma forma de direito político adquirido pelos cidadãos gregos
Respostas
Em relação às metodologias adotadas para os processos políticos nas pólis, é de extrema importância salientar o uso das palavras e da argumentação como principais instrumentos para a produção do poder e como forma de participação política. Assim, a resposta correta é a letra E.
Grécia Antiga e o Fazer Político
Sabemos que a Grécia é considerada como o berço da democracia, pois foi através das metodologias implementadas em suas pólis que o fazer político e a participação política foram aprimoradas e difundidas por todo o mundo.
É importante também considerar que parte do fazer político grego a importância do uso correto das palavras e do processo argumentativo para a construção do processo político e para a participação política adequada, capaz de promover melhorias políticas.
Sendo assim, temos nas palavras um enorme instrumento de poder, capaz de gerar discursos políticos fortes, de assegurar o direito à opinião e principalmente à participação política.
Entenda mais sobre a Democracia Grega aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6320338
#SPJ4