"A Teoria do Desengajamento tenta explicar o processo de envelhecimento entendendo que os idosos que procuraram se manter ativos, sofreram um conflito íntimo, pois o desejo de expansão do espaço vital é contraditório com o fim da vida. Entende que o idoso desejaria certas formas de isolamento, a redução de contatos sociais (desvinculação), e que, ao fazê-lo, se sentiria feliz e satisfeito, com um maior bem-estar (MARQUES; CARLOS, 2006, p. 62). " Como conclusão dessa Teoria do Desengajamento, podemos afirmar que: Escolha uma: a. O idoso sempre tende a ter sentimentos depressivos por perceber sua vida findando. B. O idoso mais sadio não gosta de ficar isolado, preferindo a companhia de outros idosos. C. O idoso sofre muito em razão desse conflito de querer expandir-se e já não conseguir mais, uma vez que não tem mais a juventude para fazer isso. D. O idoso, por encontrar-se no ciclo final de sua vida, tende a buscar mais a reclusão e o isolamento como regra; por sentir-se bem assim. E. O idoso não consegue mais expandir seu espaço vital porque não tem mais forças
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca da teoria do desengajamento, podemos afirmar que a resposta correta está na letra D, ou seja, o idoso, por encontrar-se no ciclo final de sua vida, tende a buscar mais a reclusão e o isolamento como regra; por sentir-se bem assim.
Sobre a teoria do desengajamento
Dentre as teorias que visam explicar o processo de envelhecimento, temos a teoria do desengajamento, desenvolvida em 1961, que, com estudos multidisciplinares, analisa o envelhecimento através das mudanças nas relações entre o indivíduo e a sociedade.
Segundo esta teoria, o desengajamento é inevitável e se inicia com o corte dos vínculos entre as pessoas mais velhas e o restante da sociedade e sua conclusão se dá com o desengajamento definitivo, que seria a morte do idoso.
Saiba mais sobre teoria do desengajamento em: brainly.com.br/tarefa/1620210
#SPJ4