• Matéria: Matemática
  • Autor: Tafanysouza8956
  • Perguntado 3 anos atrás

Em um laboratório, um técnico precisava medir o diâmetro de um fio de cobre. Ele tinha à sua disposição dois instrumentos, a e b, para fazer as medições. Considerando que os instrumentos de medição possuem uma incerteza nas medições, ele calculou a variância das medições do instrumento a, que é 0,8, e do instrumento b. Os valores das medições do instrumento b foram registrados na tabela a seguir. Ao comparar as variâncias dos dois instrumentos, ele optou por utilizar as medições do instrumento que teve menor variância, que foi o instrumento a. O técnico tomou essa decisão pois a variância do instrumento b é a) 1,1. B) 1,2. C) 2,0. D) 5,2. E) 6,0

Respostas

respondido por: maraelendyr
0

Utilizando as medições do instrumento com menor variância, o técnico registrou que a variância do instrumento b é 1,2. Letra B.

Instrumentos de medição

As formas e meios de realizar uma medição são muitos. Réguas, fita métrica e trenas são uns dos mais comuns que podemos encontrar e utilizar, mas temos vários outros como polígrafo, paquímetro, voltímetro.

Um fato costumeiro é que toda medida pode possuir erro e aqui entra a variância, que é um meio de determinar o quão grande é este erro comparado a outras medidas.

Para verificarmos a variância do instrumento b, é preciso verificar o seguinte cálculo:

V = \frac{(x_{1 - x)^{2} + (x_2 - x)^2 + (x_3 - x)^2 + ... + (x_n - x)^2 } }{n}

Sabendo que xi são os n elementos de uma amostra e x é sua média aritmética, temos:

V_B = \frac{(4 - 2)^2 + (2 -2)^2 + (2 -2)^2 + (1 -2)^2 + (1 -2)^2}{5} \\

V_B = \frac{2^2 + 1^2 + 1^2}{5} = 1,2

Saiba mais sobre Variância em: https://brainly.com.br/tarefa/20558327

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares