• Matéria: Lógica
  • Autor: adangelita
  • Perguntado 2 anos atrás

1. Lidando ainda com a questão sobre a autoria do texto, há elementos textuais em trechos do Pentateuco que revelam que o texto não pode ser atribuído a Moisés. Dentre estes elementos podemos destacar:

a. referências à terra de Canãa a partir de um ponto de vista geográfico de quem já está assentado na terra e não em sua busca.

b. elementos textuais usados sempre em primeira pessoa do singular.

c. referências feitas somente a fatos passados, não demonstrando nenhum conhecimento sobre o futuro.

d. os fatos futuros estarem apenas relatados nos livros de Josué e Juízes, caracterizando assim a composição do Haxateuco e do Heptateuco.

e. a ausência de elementos que tradicionalmente caracterizavam o processo de autoria de um documento ou carta na Antiguidade, tais como saudação e as exéquias de despedida.

Respostas

respondido por: cleisonerreira
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Resposta:

a. referências à terra de Canãa a partir de um ponto de vista geográfico de quem já está assentado na terra e não em sua busca.

Explicação:

A partir do século XVIII uma série de pesquisas mostra

que a maioria dos textos do Pentateuco são posteriores a Moisés. Apenas a título

de curiosidade, conheça alguns destes argumentos:

a) Em Gênesis 40: 15 a região de Canãa é chamada de terra dos hebreus e

todas as referências geográficas são feitas a partir de quem se encontra a oeste do

Rio Jordão, localização dos já assentados na terra. Neste ponto podemos conferir

os textos de Gênesis 50: 10; Números 22: 1 e Deuteronômio 1: 1 a 5.

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b) Outro dado interessante é que alguns textos nos apresentam um autor

distanciado da época de Moisés. Expressões como “até o dia de hoje” (Deuteronômio

3: 14 e 34: 6) e “não se levantou mais em Israel profeta semelhante a Moisés”

(Deuteronômio 34: 10) evidenciam este distanciamento.

c) Há ainda indicações de conhecimento do que aconteceria no futuro, tais como

as passagens “antes que os Filhos de Israel tivessem rei” (Gênesis 36: 31),

referências aos Juízes (Gênesis 14: 14 e Deuteronômio 34: 1) e até uma lei relativa

à monarquia (Deuteronômio 17: 14)

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