Respostas
O alto tempo gasto na manutenção de programas existentes decorre das mudanças tecnológicas, escassez de profissionais que dominam as tecnologias antigas, pouca documentação e pela não adoção de boas práticas de programação durante o seu desenvolvimento.
Manutenção em programas existentes
A manutenção de programas existentes (também conhecidos como sistemas legados) é justificada pelo fato de serem aplicações que já estão em uso, terem as regras de negócio já implementadas e por apresentarem estabilidade e previsibilidade de funcionamento. Normalmente requer muito esforço pois, após o término do sistema, muitas mudanças ocorrem no ecossistema de TI e, nem sempre, os sistemas foram desenvolvidos considerando a sua manutenção futura.
Aspectos que devem ser considerados para determinar o esforço de manutenção:
- Evolução das tecnologias: as linguagens de programação, frameworks, bancos e dados, sofrem atualizações de forma recorrente e os profissionais recém-formados aprendem as tecnologias nas versões mais novas. Certamente eles terão dificuldades em atuar em sistemas com versões antigas;
- Boas práticas de desenvolvimento: durante o processo de desenvolvimento, devem ser elaboradas documentação, os códigos devem ser comentados e os nomes das funções e variáveis devem ser intuitivos. Do contrário, a manutenção se torna extremamente difícil;
- Arquitetura do sistema: se o sistema for dividido de forma modular e com classes mais específicas, é mais fácil a compreensão de suas funcionalidades e inclusão de novas. Algoritmos muito extensos, com funções longas e que fazem muitas coisas, são difíceis de serem alterados e compreendidos.
Para continuar aprendendo sobre manutenção de programas clique no link: https://brainly.com.br/tarefa/49674481
#SPJ4