• Matéria: História
  • Autor: Amandasoares1402
  • Perguntado 3 anos atrás

A problemática levantada pelo texto indica que a desvantagem para uma sociedade que segue a atual tendência de parto está expressa no

Respostas

respondido por: JuniorSousaa
0

A alternativa correta referente ao problema tratado no texto em relação   a atual tendência de parto, é a Letra D: desprovimento de médicos disponíveis para cesária.

Do Excesso de Cesárias no Brasil

O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em procedimentos cirúrgicos relacionados a cesariana. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende uma taxa de até 15%, no Brasil chega a 57%. A maioria desses procedimentos cirúrgicos é realizada de forma eletiva, sem fatores de risco que justifiquem a cirurgia.

A humanização do parto no Brasil vem sendo debatida no Senado ao longo dos anos, principalmente pelo alto índice de cesarianas realizadas no país.

O tema está em pauta devido às denúncias de violência por parte de parturientes durante os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre maus-tratos à mulher, em 2012 e 2013.

Muitas gestantes ainda são abusadas, desrespeitadas e maltratadas ao parir em unidades de saúde ao redor do mundo, prática que vem sendo reconhecida pela OMS e coloca em risco a saúde de mães e crianças.

Complemento da Questão

Especialistas em saúde materna infantil desconfiam de que há uma conexão entre o nascimento de crianças sem maturidade biológica e o excesso de cesarianas desnecessárias. Há 40 anos o índice de cesarianas cresce no Brasil. Cerca de 15% dos partos eram cirúrgicos nos anos 1970. Hoje 52% dos 3 milhões de partos feitos anualmente são cesáreos. Uma gravidez humana saudável dura em média de 37 a 41 semanas e é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças que nascem com 37 semanas ou menos são mais vulneráveis a alguns problemas de saúde, em particular os respiratórios. Uma das razões por que o agendamento do parto cirúrgico leva a prematuros e precoces é o cálculo da idade gestacional. A estimativa do tempo de gestação tem uma margem de erro de 15 dias para mais ou para menos. Como consequência, ao se agendar uma cesárea para a 37ª semana de gestação, pode-se tirar do útero um bebê de 35 semanas.

A problemática levantada pelo texto indica que a desvantagem para uma sociedade que segue a atual tendência de parto está expressa no:

a) aumento do tempo da gestação saudável.

b) crescimento do número de partos feitos em casa.

c) encarecimento do processo de trabalho de parto.

d) desprovimento de médicos disponíveis para cesária.

e) nascimento de bebês que serão expostos a problemas de saúde.

Entenda mais sobre o Excesso de Cesárias aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/14190181

#SPJ4

Perguntas similares