(ADAPTADA) "Tudo na natureza age segundo leis. Só um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representação das leis, isto é, segundo princípios, ou: só ele tem uma vontade. Como para derivar as ações das leis é necessária a razão, a vontade não é outra coisa senão razão prática. Se a razão determina infalivelmente a vontade, as ações de um tal ser, que são conhecidas como objetivamente necessárias, são também subjetivamente necessárias, isto é, a vontade é a faculdade de escolher só aquilo que a razão independentemente da inclinação reconhece como praticamente necessário, quer dizer bom. " KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1995. P. 47. Estão corretas as afirmativas: I. A liberdade, no sentido pleno de autonomia, restringe-se independência que a vontade humana mantém em relação às leis da natureza. II. A liberdade configura-se plenamente quando a vontade humana vincula-se aos preceitos da vontade divina. III. É livre aquele que, pela sua vontade, age tanto objetivamente quanto subjetivamente, por princípios que são válidos para todos os seres racionais. IV. A liberdade é a capacidade de o sujeito dar a si a sua própria lei, independente da causalidade natural. Estão corretas: Escolha uma opção: a. I e IV. B. II e III. C. I e III. D. III e IV. E. I e II
Respostas
De acordo com a fundamentação da metafísica dos costumes podemos afirmar que somente as afirmativas III e IV estão corretas visto que o sujeito é livre caso seguir os princípios que são aplicáveis para todos os seres racionais e a liberdade é a competência do sujeito de promover a si mesmo a sua própria lei. Sendo assim, a alternativa correta a D.
Sobre a metafisica dos costumes de Kant
Devemos compreender que esta consta no uso prático da razão pura, ou seja, é uma ideia de liberdade através do ponto de vista da filosofia crítica. E os “costumes” não são compreendidos de maneira institucionalista, mas como atuação do princípio da liberdade. Assim, temos como princípio de moralidade que fundamente os costumes, o agir moral. As leis morais orientam esse agir humano.
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