.
ALOHA e CSMA (Carrier Sense Multiple Access - acesso múltiplo por detecção de portadora) são exemplos de protocolos da camada de enlace responsáveis por controlar o acesso aleatório quando um ou mais nós têm um pacote de dados para enviar.
Qual das alternativas melhor define os protocolos ALOHA e CSMA?
A.
São protocolos que resolvem aleatoricamente, sem qualquer controle, como os dados fluem em um meio físico diretamente da camada de enlace para a camada física do host de destino.
B.
São algoritmos distribuídos que determinam como os nós compartilham canal, ou seja, determinam quando um nó pode transmitir, pois eles devem usar um único meio de transmissão.
C.
São algorimos responsáveis por controlar todo processo de multiplexação e demultiplexação dos dados entre as camadas até a preparação para a transmissão pela camada física.
D.
São protocolos responsáveis por mitigar qualquer chance de erros de comunicação entre as camadas de um mesmo host e também controlar o tamanho dos cabeçalhos no processo de encapsulamento.
E.
São protocolos que atuam na rede em geral, controlando as transmissões entre os hosts e identificando as melhores rotas de enlace dentro da rede local.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Melhor resposta
São algoritmos distribuídos que determinam como os nós compartilham canal, ou seja, determinam quando um nó pode transmitir, pois eles devem usar um único meio de transmissão.
Resposta:
B. São algoritmos distribuídos que determinam como os nós compartilham canal, ou seja, determinam quando um nó pode transmitir, pois eles devem usar um único meio de transmissão.
Explicação:
ALOHA e CSMA e suas variações CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Collision Detection) e CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access/Collision Avoidance) são os protocolos do tipo acesso múltiplo, pois precisam controlar a interação de várias máquinas ao mesmo tempo em um único meio físico, que pode ser cabeado ou sem fio. Esse controle não é aleatório, muito menos sem padrão. ALOHA e CSMA não atuam em todas as camadas superiores, mas apenas na camada de enlace; os erros de transmissão são de responsabilidade da camada física e o cálculo das melhores rotas para comunicação é de responsabilidade dos protocolos de roteamento da camada de rede.