A Estrela da Vida é composta por uma estrela azul de seis pontas com um bastão e uma serpente no meio do desenho, sendo utilizada para representar os paramédicos, ou seja, os técnicos em emergências médicas ou socorristas. Sobre as funções representadas na estrela da vida, assinale a alternativa CORRETA:
A) Detecção – reportar a emergência; alerta – detectar a emergência ; pré-socorro – iniciar o atendimento no local; socorro – enviar a equipe e o equipamento mais adequados ; transporte – atendimento durante o transporte; hospital – transferência para o tratamento definitivo.
B) Detecção – detectar a emergência; alerta – reportar a emergência; pré-socorro – enviar a equipe e o equipamento mais adequados; socorro – iniciar o atendimento no local; transporte – atendimento durante o transporte; hospital – transferência para o tratamento definitivo.
C) Detecção – reportar a emergência; alerta – detectar a emergência ; pré-socorro – enviar a equipe e o equipamento mais adequados; socorro – iniciar o atendimento no local; transporte – atendimento durante o transporte; hospital – transferência para o tratamento definitivo.
D) Detecção – detectar a emergência; alerta – reportar a emergência; pré-socorro – iniciar o atendimento no local; socorro – atendimento durante o transporte; transporte – iniciar o atendimento no local ; hospital – transferência para o tratamento definitivo.
Respostas
Resposta: Letra D
Explicação: Segundo O’dwyer et al. (2017), a estrela de seis pontas ou estrela azul da
vida (Figura 1) foi criada em 1977 por Leo R. Schwartz. É o símbolo internacional
que representa os serviços médicos de emergência no Atendimento Pré-hospitalar
(APH) ou em ambientes externos. Cada ponta da estrela representa um aspecto
da função do atendimento de emergência. A serpente e o bastão são símbolos
da medicina desde o século XVI. As funções representadas na estrela da vida se
traduzem nos seguintes significados:
• Detecção – detectar a emergência.
• Alerta – reportar a emergência.
• Pré-socorro – enviar a equipe e o equipamento mais adequados.
• Socorro – iniciar o atendimento no local.
• Transporte – atendimento durante o transporte.
• Hospital – transferência para o tratamento definitivo.