Um cardiologista observou que a lei da função que expressa a pressão arterial, de um paciente específico que ele estava acompanhado, é dada por f (t) = 105 + 15.cos 52 πt , em função do tempo t. A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias e varia entre a pressão sistólica e diastólica, em milímetro de mercúrio (mmHg). É denominada pressão sistólica quando a pressão arterial, em um intervalo de tempo de batimento cardíaco, atinge o seu valor máximo, ou seja, quando o coração se contrai e bombeia o sangue, e pressão diastólica quando atinge o seu valor mínimo, ou seja, quando o coração está em repouso.
Qual a pressão sistólica e a pressão diastólica do paciente, respectivamente?
A
105 mmHg e 15 mmHg
B
105 mmHg e 90 mmHg
C
105 mmHg e 120 mmHg
D
120 mmHg e 90 mmHg
E
120 mmHg e 105 mmHg
Respostas
Considerando o enunciado e os conhecimentos referentes a aplicação de funções trigonométricas, é possível afirmar que a alternativa correta é a letra D.
Sobre aplicação de funções trigonométricas:
O problema em questão nos descreve uma função cossenoidal com valores de limite máximo e mínimo que representa a pressão arterial de um paciente. Dessa forma, para encontrar a pressão sistólica e a pressão diastólica é preciso encontrar o valor que a pressão arterial é maior e menor.
Como temos uma função trigonométrica, devemos lembrar que o seno e o cosseno possuem valores máximos e mínimos como sendo 1 e -1.
Assim, considerando a função dada pelo problema, o valor será máximo quanto for igual a 1, logo:
Portanto, a pressão sistólica é 120 mmHg. Agora, o valor mínimo será encontrado quando for igual a -1, assim:
Desse modo, a pressão diastólica é 90 mmHg, e a alternativa correta é a letra D.
Saiba mais sobre aplicação de funções trigonométricas em https://brainly.com.br/tarefa/20558058
#SPJ1