Podemos dizer que os processos pedagógicos desenvolveram três tendências filosófico-políticas para compreender a Educação. São elas: a Educação como reprodução, a Educação como redenção e a Educação como meio de transformação da sociedade. Assinale a alternativa que analisa essas três concepções de forma correta. A Educação redentora tem em Comenius seu principal difusor, para quem a redenção deve se dar pela educação dos jovens. A Educação como reprodução acredita em educar os jovens a partir da ideologia, promovendo um aperfeiçoamento técnico para o trabalho. A Educação como transformação acredita ser necessário modificar o modo de pensar dos jovens, mas apenas preocupados com sua ação no interior da escola. A Educação redentora acredita na força da educação para direcionar os jovens no caminho certo e harmonioso para a reconstrução dos vínculos sociais. Para a Educação como reprodução, a escola é um aparelho reprodutor da lógica do Estado. A Educação como transformação, apesar de suas propostas de intervenção na sociedade, não faz um trabalho crítico, pois acredita estar apartada da sociedade. A Educação redentora se vê como parte integrante da sociedade, na medida em que visa salvar os indivíduos do caos natural da sociedade. A Educação como reprodução vê a si mesma como algo externo à sociedade e aposta na intervenção nos processos de produção sociais. A Educação como transformação se vê como ferramenta ou meio para a criação de um projeto de sociedade. A Educação redentora acredita que havia uma harmonia primitiva da sociedade a qual devemos retornar e a Educação tem seu papel na criação dos vínculos perdidos da sociedade. A Educação como reprodução propõe pensar-se como parte integrante e fundamental da sociedade, sendo reprodutora de seu modo de funcionamento, ou seja, sendo determinada pelos condicionantes sociais. A Educação como transformação reconhece os condicionantes sociais nos quais está inserida, mas, ao mesmo tempo, acredita na capacidade de ação para modificar o contexto soci
Respostas
Resposta: A Educação redentora acredita que havia uma harmonia primitiva da sociedade a qual devemos retornar e a Educação tem seu papel na criação dos vínculos perdidos da sociedade. A Educação como reprodução propõe pensar-se como parte integrante e fundamental da sociedade, sendo reprodutora de seu modo de funcionamento, ou seja, sendo determinada pelos condicionantes sociais. A Educação como transformação reconhece os condicionantes sociais nos quais está inserida, mas, ao mesmo tempo, acredita na capacidade de ação para modificar o contexto social e político.
Explicação:
Resposta:
A Educação redentora acredita que havia uma harmonia primitiva da sociedade a qual devemos retornar e a Educação tem seu papel na criação dos vínculos perdidos da sociedade. A Educação como reprodução propõe pensar-se como parte integrante e fundamental da sociedade, sendo reprodutora de seu modo de funcionamento, ou seja, sendo determinada pelos condicionantes sociais. A Educação como transformação reconhece os condicionantes sociais nos quais está inserida, mas, ao mesmo tempo, acredita na capacidade de ação para modificar o contexto social e político.
Explicação:
Corrigido pelo AVA