Respostas
Deus criador da natureza, do homem, do animal racional, do universo... tão misterioso universo e da vida tão amada e temida vida. Que é Deus? Muito se fala a respeito deste ser cósmico, contudo, pouco se sabe da sua real origem, pouco se sabe o que realmente ele é ou se está mesmo por aqui. Natureza, desenvolvida ao longo de centenas de milhares de anos para chegar ao que vemos hoje. E o amor? Há o amor! Tão pequeno e tão grande, tão imenso que se torna incapaz de ser mensurado ou mesmo explicado de forma simples. Talvez nem mesmo o mais sábio dos homens seria capaz de dizer em sua totalidade o que vem a ser o famigerado amor. Universo? Palavra bonita portadora de todo o desconhecimento da humanidade a respeito de si mesma e do que a cerca. E vida? A vida que muitos amam viver, temem perder e desprezam se não convier com sua presente necessidade egóica? Não se sabe ao certo, porém, sabe-se que tudo isso junto se forma os grandes mistérios da raça humana.
Há muito que o ser racional, o homem, busca respostas para tais incógnitas. É provável que jamais as encontre de modo a sanar cem por cento todas as suas dúvidas e medos a respeito do que é tudo isso, todo esse conjunto de palavras que dizem tudo e nada simultaneamente. A Filosofia, contudo, enquanto ciência busca respostas desde o seu nascimento de modo que existem formas diversas de discutir e descrever o que cada elemento representa além do que o dicionário reproduz de maneira seca. Em dado momento se chega a conclusão que não existe somente um modo de ver, de falar de escrever e descrever a mesma cena ou fato ocorrido. Está aí comprovado pela própria história que as mentes mudam ao logo do tempo e, nisso focado, é possível discorrer que o que hoje chamamos de uma coisa pode significar uma totalmente controversa futuramente.
Há também, além do tempo necessário para se encontrar as soluções dos questionamentos base ou mesmo da descrição das palavras chave que formam uma sociedade, o modo como o pesquisador, cientista ou professor, enxerga estes elementos desde sua perspectiva pessoal mesmo que busque a imparcialidade é provável que exista uma tendência a pesar para o lado em que mais se encaixa com a filosofia de vida do estudioso. Embora seja muito vetada o peso pessoal na vida profissional não é improvável que ocorra.
Desse modo, todas essas palavrinhas significativas permanecem tão acessíveis e tão distantes de nosso dia a dia pelo muito peso filosófico que elas representam. Deus o absoluto mistério que não pode ser atestada a sua existência, a natureza muito estudada e admirada por muitos artistas em todas as eras da humanidade, o amor sempre cantado e escrito por poetas enamorados, o racional sempre exaltado em busca de razão e sabedoria. O universo, berço dos segredos de Deus e a vida que muitos discorrem a seu respeito e quiçá nem saibam do seu real significado. Assim posto, decifrar esse mundo ainda levará milênios.