Ambev e Heineken são autuadas por trabalho escravo de imigrantes venezuelanos em São Paulo
Sem emprego, passando fome, com três filhas para sustentar e a esposa grávida de dois meses, Andrés foi forçado a tomar uma dura decisão. Deixou para trás a família e abandonou
Caracas para engrossar o crescente éxodo venezuelano em busca de sustento em outros países, um fenômeno que se intensificou a partir de 2018 com a inflação em alta e a crise econômica que assolam o país governado por Nicolás Maduro.
[...] Por intermédio de representantes do Exército brasileiro e de ONGs que atuavam na Operação Acolhida, de ajuda humanitária aos imigrantes, conseguiu um emprego em São Paulo como motorista de carreta em fevereiro de 2020.
Em março de 2021 ele foi um dos 23 estrangeiros libertados em uma ação do Programa de Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, ligado ao Ministério da Economia. Em uma operação que teve início na madrugada de 3 de março, os auditores fiscais desmontaram um esquema de trabalho em condições análogas à escravidão envolvendo duas das maiores cervejarias do mundo, as multinacionais Ambev e o Grupo Heineken (que no Brasil se denomina Cervejarias Kaiser Brasil), e uma transportadora terceirizada contratada por ambas, a Sider, que era a empregadora direta dos trabalhadores.
ação governamental capaz de minimizar o problema relatado no texto é a(o)
A) reconhecimento do Status de Refugiado.
B) deportação imediata dos imigrantes.
C) controle militar da fronteira.
D) estabelecimento de leis rígidas para imigração.
E) proibição do acesso ao mercado de trabalho para estrangeiros.
Respostas
O trabalho escravo de imigrantes venezuelanos em São Paulo poderia ser solucionado se houvesse o reconhecimento do Status de Refugiado, portanto a alternativa correta é a letra A.
Refugiados Venezuelanos
Os venezuelanos que buscam uma vida melhor no Brasil acabam encontrando vários fatores de risco durante esse caminho. Ao chegarem, muitas vezes se deparam com sequestro, extorsão e tráfico de pessoas.
Com a pandemia esse contexto ficou ainda mais grave, acentuando as condições de vulnerabidade dessas pessoas. O Brasil conta com uma a lei 9.474 que determina a condição de refugiado.
Essa lei precisa ser cumprida para que todos refugiados possam viver dignamente, respeitando seus direitos e poderem cumprir com seus deveres de forma adequada.
Veja mais sobre Refugiados Venezuelanos em: https://brainly.com.br/tarefa/28203444
#SPJ1