• Matéria: Filosofia
  • Autor: lunam14
  • Perguntado 3 anos atrás

ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR ISSO?
estou estudando mas fiquei meio boiando aqui,como posso relacionar isso a trabalho (trabalho braçal/intelectual)?

Concepções sobre o trabalho

Desde as mais antigas civilizações existe a divisão entre os que mandam e os que apenas obedecem e executam, o que abriu caminho para a divisão social, para as relações de dominação e a desigual apropriação dos frutos do trabalho.

Entre os antigos gregos e romanos, que viviam em sociedades escravagistas, era nitida a separação entre atividades intelectuais e braçais, com a eviden te desvalorização destas últimas. Um dos indícios da divisão social era a educação, por ser ela privilégio dos que possuíam bens.

Teorias da modernidade

Até a Idade Média, a riqueza se restringia à posse de terras, mas ao final desse período e durante a Ida de Moderna as atividades mercantis e manufatureiras adquiriram importância, pois a burguesia emergente derivou de antigos servos libertos.

O desenvolvimento das máquinas exercia grande fascínio e a técnica transformava o trabalho. No século XVII, Pascal inventou a primeira máquina de calcular, Torricelli construiu o barômetro e Edmund Cartwright inventou o primeiro tear mecânico. No mesmo espíri to, Galileu Galilei inaugurou o método das ciências da natureza, que recorria à técnica e à experimentação.

O que diziam os pensadores da modernidade a respeito dessas mudanças, que atravessaram o sé culo XVII e podem ser notadas até hoje?

Francis Bacon (1561-1626), com o seu lema "Saber é poder", criticou o conteúdo metafisico da fisica grega e medieval, por não apresentar resultado prático ao homem, realçando o papel histórico da ciência nascente e do saber instrumental, capaz de agir sobre a natureza e controlá-la.

Escolhendo um caminho semelhante, René Des cartes (1596-1650) antevia o momento em que os seres humanos viriam a se tornar "senhores e possuidores da natureza". Começava ai o ideal prometeico da ciência. Em

one Descartes seguissem linhas de reflexão antagônicas,ambos destacavam que a ciência e a técnica são capazes de "dominar a natureza".​

Respostas

respondido por: jhonatasgabriel255
0

é só relaxar um pouco

Explicação:

entendeu

Perguntas similares