+ C NS 1) Na figura abaixo, temos um eletroimã (solenóide) e um pêndulo, cuja massa presa é um imã. Haverá atração ou repulsão entre eles? Justifique sua resposta.
2) Uma espira circular de raio R = 30 cm é percorrida por uma corrente i = 10 A. Qual a intensidade do campo de indução magnética criado por essa corrente no centro O da espira?
Respostas
O eletroímã e o pêndulo terão repulsão entre eles, e o campo magnético no centro da espira no segundo ponto é de .
Determinação do sentido do campo magnético do solenoide
Para determinar o sentido do campo magnético gerado pelo eletroímã, vamos aplicar a lei da mão direita. Para isso, devemos observar o sentido da corrente que circular através da bobina. A mão direita deve ser colocada de maneira que os dedos fiquem se fechando no sentido da corrente, o polegar ficará apontando no sentido do campo magnético.
Fazendo essa análise, as linhas de campo magnético saem pelo extremo direito, então, o eletroímã terá seu polo norte à direita. Então, o pêndulo e o eletroímã se repelem, pois, os polos norte ficam enfrentados.
Cálculo do campo magnético no centro da espira fechada
Para achar a intensidade do campo magnético criado pela espira devemos aplicar a lei de Biot Savart:
Em que I é a corrente e r é o raio da espira. O vetor dl será sempre perpendicular ao versor r, portanto, a equação pode ser simplificada assim:
O vetor dl é um diferencial de comprimento da espira, como a espira é circular, ele irá desde 0 para :
Saiba mais sobre a lei de Biot Savart em https://brainly.com.br/tarefa/6054930
#SPJ1