• Matéria: Biologia
  • Autor: fabriciosousa2018xz
  • Perguntado 3 anos atrás

O principal objetivo do tratamento do hipertireoidismo é corrigir o estado de hipermetabolismo com um mínimo de efeitos colaterais e a menor incidência de hipotireoidismo, além da melhora rápida dos sintomas através do uso dos betabloqueadores. Para definir o tratamento, deve-se escolher entre os medicamentos anti-tireoidianos, que reduzem a síntese do hormônio tireóideo, o iodo radioativo e a tireoidectomia, que reduzem a quantidade de tecido tireóideo. O hipertireoidismo deve ser tratado, principalmente em idosos, devido o risco de complicações cardiovasculares. Tireotoxicose é o efeito clínico de altos níveis séricos dos hormônios da tireóide (hipertireoidismo), sendo a glândula tireóidea a causa primária ou não. As principais causas de hipertireoidismo são a Doença de Graves, o bócio multinodular tóxico e o adenoma tóxico. O hipertireoidismo é 20 vezes mais frequente em mulheres do que em homens (NTRS, 2013).



NÚCLEO DE TELESSAUDE RIO GRANDE DO SUL. Quais os objetivos do tratamento para o hipertireoidismo e quais as principais medicações? Biblioteca Virtual em Saúde - Atenção Primária em Saúde, 6 agosto 2013. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-os-objetivos-do-tratamento-para-o-hipertireoidismo-e-quais-as-principais-medicacoes/. Acesso em 01 mai. 2022.



De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos agentes da Coluna A com seus respectivos efeitos, apresentados na Coluna B:



Coluna A

Coluna B

I. Tiocinato de Na

1. Inibe, por ação competitiva, o acúmulo de I - nas células foliculares da tireoide.

II. Metimazol

2. Inibe a oxidação catalisada pela peroxidase do I -, e assim interfere com a incorporação do I- em uma estrutura orgânica.

III. Triiodotironina

3. Inibe a secreção dos hormônios da tireoide por retardar a pinocitose dos coloides e a proteólise.

IV. 131 I

4. Aminoácido derivado da tironina resultando em acoplamento oxidativo dos resíduos monoiodotirosol e diiodotirosol.

V. I -

5. É rapidamente absorvido pela tireoide e se deposita no coloide folicular. Depois de depositado produz uma fibrose na tireoide.



Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Alternativas:

a)
I - 2; II - 4; III - 1; IV – 5; V - 3.

b)
I - 2; II - 1; III - 4; IV – 3; V - 5.

c)
I - 5; II - 3; III - 2; IV – 4; V - 1.

d)
I - 3; II - 5; III - 1; IV – 2; V - 4.

e)
I - 1; II - 2; III - 4; IV – 5; V - 3.


hellen45452435243254: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,,,.,.,..,.

Respostas

respondido por: tfqcoelho
1

O hipertireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

A alternativa correta é a C: I - 5; II - 3; III - 2; IV – 4; V - 1.

Conhecimentos sobre o hipertireoidismo

1- O objetivo do tratamento para o hipertireoidismo é corrigir o estado de hipermetabolismo com um mínimo de efeitos colaterais e a menor incidência de hipotireoidismo, além da melhora rápida dos sintomas através do uso dos betabloqueadores.

O metimazol e a propiltiouracila são os medicamentos mais comumente usados para tratar o hipertireoidismo. Eles trabalham na diminuição da produção de hormônios tireoidianos da glândula.

2- Propiltiouracil, metimazol e carbimazol bloqueiam a secreção do hormônio tireoidiano. Por associação e exclusão, considerando que as sentenças estão incompletas, conclui-se que a alternativa correta é a C: I - 5; II - 3; III - 2; IV – 4; V - 1.

Aprenda mais sobre o Hipertireoidismo clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2082230

#SPJ1

Perguntas similares