Respostas
O que está acontecendo na figura é um experimento histórico e muito importante para a história da Física Clássica, esse experimento se chama Experimento de Ørsted.
Mas, no que ele se baseia?
Com muitos experimentos realizados, Ørsted observava que uma corrente elétrica passando por um condutor fazia uma bússola girar.
Como foi realizado o experimento?
Ørsted inicialmente utilizando de um fio condutor retilíneo, por onde passava uma corrente elétrica, posicionou sobre esse fio uma agulha magnética, orientada livremente na direção norte-sul. Fazendo passar uma corrente no fio, observou que a agulha sofria um desvio em sua orientação, e que esse desvio era perpendicular a esse fio. Ao interromper a passagem de corrente elétrica, a agulha voltou a se orientar na direção norte-sul.
O que podemos concluir?
Assim podemos concluir que cargas elétricas em movimento geram um campo magnético próximo a elas. E então o aparecimento de um campo magnético juntamente com a passagem de uma corrente de elétrons foi observado pela primeira vez.
Esse experimento foi importante para juntar duas grandes áreas da Física: O Magnetismo e a Eletricidade, juntos formam o Eletromagnetismo.