O ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendido quando não existem estratégias inclusivas em gestão de pessoas. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, o gestor de RH pode contribuir na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho. Elaborado pela professora (2022). Nesse sentido, com relação ao assunto exposto, a seguir, analise as afirmações. I. Rever o processo de recrutamento e seleção para atração de talentos considerando aspectos inclusivos, estabelecendo a presença obrigatória de negros, mulheres, LGBTI+ e pessoas acima de 50 anos nos processos seletivos para todas as funções da empresa, assim como vagas PCD. II. Estender o benefício do plano de saúde a parceiros homoafetivos não é uma prática inclusiva para a gestão da diversidade organizacional. III. Capacitar lideranças para os temas da diversidade é muito importante para a cooperação entre as equipes e seus liderados na condução de situações que exijam lidar com as diferenças, com respeito e profissionalismo. IV. A criação de comitê de apoio à diversidade com palestras, treinamentos com os líderes, gincanas e semanas temáticas são ações estratégicas para promover uma cultura organizacional inclusiva. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: II e IV, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5
I - Verdadeira
II- Falsa
III- Verdadeira
IV - Verdadeira
Porque a Alternativa 5 é a certa?
Na opção I , é tratado claramente de esforços para garantir a diversidade dentro da empresa, e isso é sim necessário. No caso dos negros por exemplo, basta olhar o cenário histórico e o atual, essas pessoas vêm sofrendo uma onda de violência desde que ingressaram no país, ainda na era colonial. No caso das mulheres, há muitos motivos, por exemplo, o voto feminino foi consolidado apenas em 1932, e ainda tem mais: o divórcio passou a ser um direito feminino apenas em 1977, e citando um dado mais recente, em 2018 a importunação sexual passou a ser crime (tratando aqui sobre o assédio). Dos LGBTs não é diferente, a criminalização da homofobia aconteceu em 2019. Semelhante ocorre com os PCDs, essas pessoas possuem dificuldades maiores em algumas áreas da vida, e muitas vezes por isso são julgadas como incapazes e sofrem preconceito por serem assim, embora seja fato que a deficiência de alguém não define a capacidade dessa pessoa, nesse caso, citarei o exemplo e Albert Einsten, ele foi autista, estava no grau 1 de suporte, sendo classificado como asperger, que é uma síndrome que faz parte do TEA. II, Nesse caso, é oposto.
III, totalmente certa, os líderes de fato devem ter preparação para lidar com a diversidade, e devem ser vistos como exemplo de tolerância e respeito para a equipe. IV, É uma ótima estratégia, pois promove o conhecimento e a interação entre as pessoas.
•
me ajudem na resposta