Respostas
Sim, Spartaco Fontanot demonstrava convicção política ao ser notavelmente antinazista, tendo combatido com bravura os militares alemães, deixando seu heroísmo registrado em uma carta endereçada à sua mãe, onde descreve seu destino trágico ao integrar a resistência, mas se sentindo horado pelo feito.
O posicionamento antinazista de Spartaco Fontanot
Esse jovem italiano, de apenas 22 anos, foi do grupo que, na França, tentou combater o avanço do nazismo, ao final da Segunda Guerra Mundial, uma missão praticamente mortal e reconhecida por ele como tal, mas necessária em nome de algo maior, da paz mundial.
Seu posicionamento político é, então, declarado, contrário ao nazismo e a tudo o que ele representa, visto que a luta era contra uma ideologia específica, sendo assim, ele declarava suas convicções de liberdade.
Abaixo, o trecho da carta de Spartaco Fontanot em estudo:
"Querida mamãe:
De todas as pessoas que conheço, a senhora é a única que vai sentir mais, por isso meus últimos pensamentos são para a senhora. Não culpe ninguém mais por minha morte, porque eu mesmo escolhi minha sorte.
Não sei como lhe escrever, porque, mesmo tendo a cabeça clara, não consigo encontrar as palavras certas. Assumi meu lugar no Exército de Libertação, e morro quando a luz da vitória já começa a brilhar [...] Vou ser fuzilado daqui a pouco com 23 outros camaradas.
Depois da guerra a senhora deve exigir seus direitos a uma pensão. Eles lhe entregarão minhas coisas na prisão, só que estou ficando com o colete do papai, porque não quero que o frio me faça tremer [...]
Mais uma vez, digo adeus, Coragem!"
Aprenda mais sobre o posicionamento político de Spartaco Fontanot: brainly.com.br/tarefa/15838611
#SPJ4