• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mjnascimento1973
  • Perguntado 3 anos atrás

Fazer teste: AS – Unidade I
Educação Infantil Currículo - 80h_Turma_011_102022
Graduação EAD
Início
Informações
Avisos
Plano de Ensino
Interações
Fale com a Tutoria
Fórum de Discussão
Chat-day
Webconferência
Material de Estudos
Conteúdo
Atividades
Atividades Avaliativas
Minhas Notas
Conheça o Cruzeiro Play!
Fazer teste: AS – Unidade I

Informações do teste
Descrição
Instruções
Várias tentativasEste teste permite 2 tentativas. Esta é a tentativa número 2.
Forçar conclusãoEste teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
Suas respostas foram salvas automaticamente.
Expandir Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1

“Os grotões transformaram-se em jardins cortados ao meio pelas avenidas e pela sombra dos viadutos. Não há mais sapo. Nos jardins, encontrareis recintos fechados com instrutoras, dentistas e educadoras sanitárias dentro. São Parques Infantis onde as crianças proletárias se socializam aprendendo nos brinquedos o cooperativismo e os valores do passado.”(Mário de Andrade apud GOBBI, 2004).


Figura 1 – Parque Infantil Dom Pedro II, 1938. Fonte: B. J. Duarte | Acervo SMC

O trecho e imagem acima representam a disseminação de Parques Infantis pela cidade de São Paulo nos anos 1930, sob forte influência ideológica do Movimento da Escola Nova sobre o papel da criança na Educação pré-escolar. Sobre esse momento histórico e corrente de pensamento, é INCORRETO afirmar:

a.
A renovação pedagógica proposta pelos adeptos do escolanovismo no Brasil propunha um acesso igualitário as ações pedagógicas, independente de classe social, com as crianças recebendo uma educação que privilegiava a criatividade e a sociabilidade infantil.

b.
A educação infantil da classe baixa tinha um caráter compensatório, baseada na teoria da compensação cultural, que enfocava em superar as condições sociais precárias à que essas crianças estavam sujeitas.

c.
A renovação pedagógica proposta pelos adeptos do escolanovismo tinha caráter dual sendo implementado de formas diferentes em jardins de infância, onde frequentavam as crianças de classes mais abastadas, em detrimento dos parques infantis, utilizados pelos filhos de operários.

d.
A disseminação de Parques Infantis pela administração do chefe do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1938) Mário de Andrade foram influência dos jardins de infância de Froebel e do Movimento da Nova Escola.

e.
As propostas educacionais em âmbito nacional, nesse período, principalmente no que concerne às classes menos abastadas, eram principalmente jurídico-policiais, médico-higienista e religiosas.

Respostas

respondido por: rosangelaesther2
0

Resposta:

Explicação:

respondido por: elianalee
0

Sobre a disseminação de parques infantis em São Paulo na década de 30 sob a influência ideológica da Escola Nova, é incorreto o que se afirma na opção C, pois a renovação pedagógica proposta pelos escolanovistas não tinha caráter dual.

O que foi o movimento da Escola Nova?

A escola nova (ou escola progressista) surgiu ainda no fim do século XIX, e ganhou força na primeira metade do século XX.

O objetivo do movimento escolanovista era uma nova construção das necessidades da criança e a construção de uma sociedade democrática e com igualdade de oportunidades. O aluno era visto como centro da construção do conhecimento, enquanto o professor era um mediador de conhecimentos.

Leia mais sobre a escola nova: https://brainly.com.br/tarefa/5137224

#SPJ1

Perguntas similares