• Matéria: Português
  • Autor: laylasilvasp6180
  • Perguntado 3 anos atrás

Fernandes; Fleury (2007) constataram que "na evolução dos modelos [de gestão por competência], pode-se identificar quatro gerações: a visão comportamental, a competência como input, a incorporação da complexidade e a visão abrangente". Cada geração defendeu um enfoque para o estudo e a gestão das competências. Após a exposição de cada geração e seus representantes, os autores indicaram como representante da geração abrangente, que corresponde à fase atual, o modelo proposto por Dutra, porque este é o mais completo e engloba as características positivas dos demais modelos. FERNANDES, B. H. R. ; FLEURY, M. T. Modelos de gestão por competência: evolução e teste de um sistema. Análise, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 109, 2007. Disponível em: . Acesso em: 05/05/2018. Com base no enunciado e em seus conhecimentos sobre os modelos de gestão por competências responda: Quais são as características do modelo apresentado por Dutra que o faz o mais adequado para a atualidade? Assinale a alternativa correta

Respostas

respondido por: martinkoliveira
9

As características do modelo apresentado por Dutra que o faz o mais adequado para a atualidade estão colocadas na alternativa A, uma vez que as competências são requisitos para desenvolver uma função, mas são também entregas do indivíduo enquanto desenvolve suas funções. Há uma relação entre competências, complexidade e resultados.

O modelo de gestão por competências proposto por Dutra

Podemos dizer que o modelo de Dutra compreende a competência como requisito e entrega, e quanto maior for a complexidade das funções, maior terá que ser a exigência de competências, para que o indivíduo consiga realizar as suas funções da devida maneira.

Alternativas do enunciado:

  • A. As competências são requisitos para desenvolver uma função, mas são também entregas do indivíduo enquanto desenvolve suas funções. Quanto mais desenvolvidas as competências, melhor o indivíduo fará entregas em trabalhos complexos e quanto mais complexo for o trabalho, mais o indivíduo adquirirá competências. Quanto mais complexas as entregas, mais as competências e seus resultados agregam valor à organização.

  • B. Definem as competências necessárias a grupamentos de cargos, algumas genéricas – características desejadas de todos os empregados – outras específicas – vinculadas ao papel que o empregado desempenha. A seguir, as competências são avaliadas nos profissionais segundo níveis de proficiência, que podem abranger “em desenvolvimento”, “aplicação”, “otimização” e “excelência”.

  • C. As competências são descritas em termos de atribuições e responsabilidades e de requisitos de acesso. Ainda, para cada grau de complexidade do eixo de carreira há exigência específica em termos de atribuições e de requisitos de acesso. Quando da implantação, os profissionais devem ser enquadrados no modelo em função de suas atividades e sua remuneração.

  • D. Neste modelo, são escolhidas e definidas as competências e, a seguir, são descritos os seus níveis de complexidade. Na sequência, é definido o perfil de competências para cada cargo e o modelo vem utilizado para realizar o assessment do funcionário em relação às descrições de competências do nível de complexidade do seu trabalho. Os perfis são utilizados em avaliações de desempenho e em seleção de pessoas.

  • E. O modelo tem por objetivo identificar tipos ideais de profissionais bem sucedidos, levantar inventários de competências e níveis de proficiência no exercício de competências, e aplicar tais dicionários para assessment de colaboradores ou de categorias profissionais, para assim viabilizar a replicação da fórmula do sucesso dos profissionais de referência para o restante da organização.

Veja mais sobre Dutra e as competências:

https://brainly.com.br/tarefa/52154861

#SPJ4


roneigmail: está correto
cristianealiaga: resposta correta
respondido por: carlaespindo
0

Resposta:

O modelo de gestão por competências proposto por Dutra entende a competência tanto como input (requisito) como output (entrega), quanto mais complexa a atividade, maior exigência de competências, o que faz o indivíduo desenvolver mais competências e oferecer melhores entregas que agregam valor a organização.  As demais opções apresentam características das outras gerações, ou o modelo desenvolvido por uma organização estudada no artigo de Fernandes; Fleury (2015).

Explicação:

Perguntas similares