qual era a relação entre filosofia (razão) e teologia (fé) na idade média? e na idade morderna?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Medieval: A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã. A filosofia medieval abordava essencialmente os problemas relacionados com a crença e a influência de Deus para a realidade. Além do desenvolvimento natural de áreas como a lógica e ética.
"Desse modo, a teologia medieval se reconhece como saber da fé, que utiliza a razão para compreender a Revelação de Deus explicando assim a fé. A filosofia como substrato racional fornece ferramentas e estrutura necessária à teologia nessa empreitada|"
Moderna: "Grande representante do pensamento teológico moderno, o teólogo Karl Rahner afirma que a teologia deve estar articulada com a antropologia, e esta articulação se sustenta na filosofia. Sendo assim, o falar de Deus é mediado pelo falar do homem e sobre o homem. Faz-se teologia com centralidade antropológica. Trata-se de entender o homem em sua existência, com fundamentação na filosofia, para se refletir e discursar sobre Deus, enquanto expressão da própria confissão de fé cristã"