No ano de 1987, na cidade de Goiânia, em Goiás, ocorreu o maior acidente radiológico do mundo, onde centenas de pessoas foram contaminadas por Césio-137. Algumas horas após o contato com o Césio-137, uma substância radioativa, os expostos manifestam os primeiros sintomas da contaminação, dependendo da dose de radiação a que foram submetidos. Normalmente quais são esses sintomas?
Respostas
Diante do acidente radiológico em Goiânia das pessoas contaminadas com o Césio-137 podemos afirmar que os sintomas apresentados por aquelas que foram expostas à essa substância radioativa são:
- Náuseas
- Tonturas
- Vômitos
- Diarreias
Caracterizando o maior acidente radiológico em Goiânia
O acidente radiológico de Goiânia, popularmente conhecido como o acidente com Césio-137, aconteceu no dia 13 de outubro de 1987, foi considerado um episódio grave de contaminação que ocorreu no Brasil, onde uma clínica, abandonada no centro de Goiânia com um aparelho de radioterapia, foi encontrada por catadores de um ferro-velho.
Este aparelho, entendido como sucata, ficou em posse dos catadores que desmontaram e repassaram para terceiros, alastrando através de um rastro de contaminação a radioatividade do Césio-137, afetando centenas de pessoas e levando muitas à morte.
Logo, este evento foi considerado pela Escala Internacional de Acidentes Nucleares como nível 5, o qual define acidentes com a presença de consequências em longo alcance.
Entenda mais sobre o acidente com Césio-137 aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3417387
#SPJ4