• Matéria: Sociologia
  • Autor: bielaraujo5733
  • Perguntado 3 anos atrás

"Na Antiguidade, a religião costumava andar intimamente associada à vida do povo. Cada nação, tribo ou clã tinha os seus deuses próprios que se supunham defender e proteger o povo. Cumpria venerá-los e evitar-lhes as iras, em especial provocadas pela infidelidade ou mau procedimento de alguns membros da comunidade, por meio de sacrifícios, preces e outros rituais. Não aceitar a religião nacional ou não a praticar, equivalia, de certa maneira, a ser infiel ao próprio povo e a atrair sobre ele as iras da divindade; tal fato era geralmente considerado crime grave, punido, por vezes, até com a pena de morte" (SABAINI, 2008)​​​​​​​. O Estado religioso é um conceito oposto ao de Estado laico. Sobre a definição de Estado religioso, o que é possível afirmar?

Respostas

respondido por: joaopaulooas
0

É possível afirmar que o Estado Religioso é enraizado em crenças divinas para manter o controle social de uma determinada população. Nesse sentido, as leis sociais se confundem com as leis canônicas de tal religião, respondendo os cidadãos a deus e o Estado.

Exemplos de Estados Religiosos e Laicos

Temos como exemplo de Estado religioso o país do Irã, o qual rege a sua população com as leis do alcorão do islamismo. Portanto, as penas aplicadas no país estão previstas também no livro religioso, como chibatadas.

Contrário a isso, temos a figura do Estado laico, o qual defende a ideia de que todas as religiões devem ser respeitadas.

Aprenda mais sobre direito aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53325838

#SPJ4

Perguntas similares