"Ana Carolina, 32 anos, mulher negra que perdeu a conta das vezes em que foi agredida por seu companheiro com quem vivia há oito anos e pai de seus dois filhos. No início eram agressões verbais seguidas de tapas, por qualquer descuido ou por ciúme. Com o tempo as agressões foram ficando mais pesadas, sem razão clara, e ocorriam na frente dos filhos. Diversas vezes pensou em largá-lo, carregando os filhos, mas temia perder a casa, construída durante anos e para a qual contribuíra com seu salário de professora de escola pública. Preocupava-se também com o sustento dos filhos. Sabia que tinha direitos, mas como garanti-los, se quando falou em deixá-lo, há mais de três anos, ele a ameaçara de morte? Permanecia assim sem ação, esperando que ele um dia voltasse a ser o homem fascinante que a conquistara. "
Respostas
A alternativa incorreta referente ao caso do enunciado que retrata o caso de Ana Carolina, é a Letra E: Ana Carolina vivenciou uma situação que não configura violência
Do que se trata a Lei Maria da Penha?
A Lei Maria da Penha é uma lei distrital brasileira, cujo principal objetivo é punir e prevenir adequadamente atos de violência doméstica contra a mulher. Decidida pelo Congresso Nacional e aprovada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor em 22 de setembro do mesmo ano.
Desde sua publicação, a lei é considerada pelas Nações Unidas como uma das três melhores leis do mundo para combater a violência contra a mulher. Além disso, segundo dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a lei Maria da Penha contribuiu para uma redução de quase 10% na taxa de homicídios nas casas das vítimas.
A alternativa V esta incorreta, pois Ana Carolina vivenciou situação de medo e terror frente às ameaças de seu marido, além da violência física; assim a conduta do marido configura violência, pois ocorreu no âmbito doméstico e afetivo, abrangida pela LMP.
Complemento da Questão
Analisando apenas o trecho acima, que retrata o caso de Ana Carolina, escolha a alternativa falsa.
Escolha uma:
A) I. Ana Carolina vivenciou uma situação de violência contra a mulher;
B) II. Ana Carolina vivenciou uma situação violência específica que ocorre no ambiente doméstico-familiar;
C) III. Ana Carolina vivenciou uma situação de violência psicológica;
D) IV. Ana Carolina vivenciou uma situação que configura violência de gênero;
E) V. Ana Carolina vivenciou uma situação que não configura violência.
Entenda mais sobre a Lei Maria da Penha aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3236974
#SPJ4