"Deixando de lado a antiga propensão brasileira de mistificar o assunto, como se o professor tudo recebesse e tudo desse em troca à coletividade [. ]. O autor salienta os principais traços assumidos pela degradação econômica e social dessa nobre ocupação. Demonstra o quanto estamos longe de cercá-la de condições mínimas de eficácia, de segurança e de dignidade efetiva. E não deixa de apontar a parte que os próprios mestres-escola tomam no processo, acomodando-se à deterioração da escola primária ou aceitando com relativa passividade a degradação simultânea de sua renda, de seu prestígio e da liderança responsável que deveriam exercer como mentores dos processos educativos nesse nível do ensino. " (Florestan Fernandes, prefaciando o livro de Luiz Pereira, "O magistério primário numa sociedade de classes", maio de 1963) Sobre o trecho, assinale a alternativa correta:
Respostas
Em relação às problemáticas que envolvem a educação brasileira, sobretudo no que se relaciona com a formação precária dos docentes e o abandono da educação primária, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra A.
Qual o papel da educação em uma sociedade de classes?
Muito se fala a respeito do papel emancipatória atribuído aos processos educacionais atualmente. E é verdade que a educação precisa ser libertadora e que promova a autonomia dos indivíduos, especialmente no modelo societário em que vivemos, mas para que se atinja a plenitude de um sistema educacional com esses objetivos, é necessário analisar a sua existência de maneira sistêmica.
A educação escolar brasileira, especialmente nos anos da década de 60, possuía uma formação docente muito precária, e que pouco se importava com a perpetuação do sistema ou mesmo com os desmontes da educação primária, por essa razão boa parte dessa geração chega aos dias de hoje sem incorporar os ideais de uma educação emancipatória.
Sendo assim, é necessário compreender quais problemas existiram e existem na base da pirâmide educacional, para que seja possível solucioná-los na atualidade, além de efetivar a promoção de uma educação de qualidade e libertadora.
Complemento da questão:
a. A epígrafe nos permite afirmar que fazer uma retomada histórica sobre a formação dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental tem sentido para que se possa compreender a problemática da formação de professores vinculada ao precário quadro da educação escolar no Brasil dos anos 1960.
b. A epígrafe nos permite afirmar que fazer uma retomada histórica sobre a formação dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental não tem sentido, pois de nada adianta compreender a problemática da formação de professores vinculada ao precário quadro da educação escolar no Brasil dos anos 1960.
c. A epígrafe nos faz pensar sobre a crise econômica mundial e a educação não pode fazer parte dessa análise, pois economia não se relaciona com educação formal.
d. A epígrafe nos faz pensar sobre a crise política pela qual passava o Brasil na época em que foi escrita e a educação não pode fazer parte dessa análise, pois política não se relaciona com educação formal.
e. A epígrafe questiona o papel dos próprios mestres-escola, pois os mesmos deveriam reivindicar suas perdas salariais como o fazem outras classes de trabalhadores, ou seja, fazendo greves e/ou paralisações.
Entenda mais sobre a Educação Primária aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50367720
#SPJ4