"O bioquímico suíço Werner Arber e os norte-americanos Daniel Nathans e Hamilton Smith receberam o Nobel de Medicina em 1978 pela descoberta das enzimas de restrição e suas aplicações em problemas da genética molecular. Arber descobriu as enzimas, Nathans comprovou a hipótese de Arber e Smith foi pioneiro na aplicação dessas enzimas na genética. (. ) Arber explicou como lhe ocorreu a ideia da ação das enzimas de restrição no DNA: "Observei que um vírus que se reproduzia em determinada bactéria encontrava barreiras para seu desenvolvimento e crescimento se era passado para outra bactéria. E quando era devolvido à bactéria de origem também não crescia. Pensei que havia uma modificação genética do vírus, não no DNA, mas sim em uma enzima do vírus". GIFALLI, Marilda. Werner Arber. 2013. Disponível em < www. Iea. Usp. Br/pesquisa/conferencistas-internacionais/werner-arber>. Acesso em 05 out. 2017 As bactérias possuem endonucleases, que são capazes de clivar moléculas de DNA. Uma vez que a própria bactéria possui o seu DNA cromossomal e também plasmidial, como ela se protege das próprias enzimas? Escolha uma: a. Por ação das DNAs ligases. B. Por ação de ribonucleases. C. Ela utiliza exonucleases de restrição. D. Ela utiliza enzimas de restrição. E. Existem metilases que se ligam ao DNA
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca da metilação, podemos afirmar que a resposta correta está na letra E, ou seja, as bactérias se protegem das próprias enzimas através de metilases que se ligam ao DNA.
Sobre a metilação
A metilação, em células normais, asseguram a ativação e o silenciamento do gene. Já no DNA, ela gera uma modificação crucial no genoma e está envolvida na regulação de vários processos celulares.
No caso das bactérias, elas têm endonucleases, ou seja, enzimas que reconhecem uma sequência nucleotídica específica do DNA e, sempre que identificam essa molécula, dividem o DNA.
Assim, como as bactérias possuem o DNA cromossomal e também plasmidial, elas se protegem das próprias enzimas através das metilases que se ligam ao DNA. Por conseguinte, a metilação do DNA consiste em uma espécie de modificação química do ADN que pode advir de herança e, posteriormente, ser removida, sem que isso altere a sequência original da molécula.
Saiba mais sobre metilação em: brainly.com.br/tarefa/53182174
#SPJ4