Texto 1 "acreditamos que mais do que um debate, são necessárias ações concretas para financiar o direito das meninas à educação e equipar as escolas. A precariedade da infraestrutura não será sanada da noite para o dia e, portanto, é no mínimo necessário um plano nacional de reabertura, estabelecendo protocolos de segurança e disponibilizando recursos para as mudanças necessárias. Além disso, também é necessário criar condições subjetivas de segurança, para que as meninas se sintam seguras para retornar" (pellanda, 2022, on-line). "as meninas no brasil enfrentam múltiplas barreiras para ter acesso a esse direito humano básico que é a educação, como falta de qualidade do ensino, gravidez precoce e condições socioeconômicas", diz a nobel da paz malala yousafzai. "para estimular melhores resultados, líderes do brasil devem ouvir as demandas das meninas [. ]" (pellanda, 2022, on-line). Pellanda, a. "a sociedade quer ver meninos na educação – meninas, em casa". Le monde diplomatique brasil. Direito à educação. 11 ago. 2022. Disponível em: diplomatique. Org. Br/a-sociedade-quer-ver-meninos-na-educacao-meninas-em-casa/. Acesso em: 6 out. 2022. Texto 2 gonçalves (2016) aponta para a defesa do direito à educação infantil direcionados "ao exercício da cidadania e qualificação para o trabalho", conforme elaborado no estatuto da criança e do adolescente (lei nº 8. 069/1990)) e na lei de diretrizes e bases da educação nacional (lei nº 9. 394/1996). "segundo cardoso (2004, p. 112), o capitalismo foi amparado em uma ideologia igualitária para produzir uma sociedade desigual, proclamando a extensão universal da cidadania e da democracia burguesa. Os direitos se tornam, assim, uma condição para a existência da sociedade capitalista: a história concreta do capitalismo, no entanto, já mostrou os limites dos ideais e valores maiores proclamados pela burguesia em ascensão [. ]. Há uma evidente contradição entre uma concepção da educação voltada para o desenvolvimento de talentos, para o exercício da cidadania e para uma sociedade democrática" (cardoso, 2004, p. 112-114 apud gonçalves, 2016, p. 8). Gonçalves, gisele. A criança como sujeito de direitos: limites e possibilidades. Reunião científica regional da anped. Curitiba: ufpr, 2016. A partir dos excertos acima, analise as afirmações a seguir e considere (v) para verdadeiro e (f) para falso: i. O texto 1 demonstra que as situações socioeconômicas não afetam a questão do ensino, do aprendizado e do desenvolvimento das meninas. ii. A desigualdade de gênero no mercado de trabalho tem um contexto mais profundo, podendo ter origem no acesso precário à educação de meninas. Iii. O texto 2 apresenta a necessidade de se pensar a educação de crianças e adolescentes para o desenvolvimento de seus talentos, não apenas para a cidadania. As afirmações i, ii e iii são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
FVV
Explicação:
Aternativa A
Sobre a educação no capitalismo e a posição das meninas e mulheres nesse contexto, está correta apenas as afirmações II e III, sendo assim as afirmativas são, respectivamente: F-V-V, quando F é falso e V é verdadeiro.
A educação escolar e a questão de gênero
Os textos 1 e 2 apresentados na questão tratam da temática do direito destas à educação. No texto 1, são tratadas as dificuldades das meninas para frequentar colégios, já que muitos destes não apresentam infraestrutura e segurança adequada. Já no texto 2, são tratadas as contradições geradas pelo modelo atual de ensino.
A afirmação I se apresenta como falsa, pois, ao apontar não haver influências das situações socioeconômicas, vai ao encontro do que afirma o texto 1.
A afirmação II é verdadeira, pois apresenta uma possível relação de causa e consequência entre a hierarquia de gênero no mercado de trabalho e a falta de acesso à educação por parte de meninas e mulheres.
A afirmação III é verdadeira, pois aponta a necessidade de se imaginar uma educação plural.
Acreditamos que a continuação da questão seja:
A partir dos excertos acima, analise as afirmações a seguir e considere (v) para verdadeiro e (f) para falso:
i. O texto 1 demonstra que as situações socioeconômicas não afetam a questão do ensino, do aprendizado e do desenvolvimento das meninas.
ii. A desigualdade de gênero no mercado de trabalho tem um contexto mais profundo, podendo ter origem no acesso precário à educação de meninas.
Iii. O texto 2 apresenta a necessidade de se pensar a educação de crianças e adolescentes para o desenvolvimento de seus talentos, não apenas para a cidadania.
As afirmações i, ii e iii são, respectivamente:
Para saber mais sobre educação e gênero, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/3818926
#SPJ2
TEL. 7 5 9 8 8 9 7 2 2 7 4 TÁ SEM TEMPO PARA FAZER AS ATIVIDADES, CUIDO DO SEU STUDEO TAMBÉM.