(ADAPTADA) Vejamos abaixo um fragmento do pensamento do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) em relação às origens da Filosofia: "A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e leva-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contida o pensamento: 'Tudo é um'. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales, filósofo de Mileto (624 a. C-546 a. C) ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e nos mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego. " NIETZSCHE, Friedrich. Crítica Moderna In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999 p. 43. - Com base no texto e nos conhecimentos sobre os filósofos pré-socráticos e o surgimento da Filosofia, apresentados nos módulos, considere as afirmativas a seguir: I. Com a proposição sobre a água, Tales reduz a multiplicidade das coisas e fenômenos a um único princípio do qual todas as coisas e fenômenos derivam. II. A proposição de Tales sobre a água compreende a proposição 'Tudo é um'. III. A segunda razão pela qual a proposição sobre a água merece ser levada à sério, segundo Nietzsche, mostra o aspecto filosófico do pensamento de Tales. IV. O pensamento do filósofo Tales de Mileto gira em torno do problema fundamental da origem da virtude. Estão corretas: Escolha uma opção: a. II. B. I. C. III. D. I, II e III. E. I, II e IV
Respostas
Com base na escrita e no conhecimento dos filósofos pré-socráticos e o surgimento da filosofia. Podemos dizer que são consideradas verdadeiras apenas as seguintes afirmações: I, II e III.
Pré-socratista - Tales de Mileto
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a explicar o mundo sem recorrer ao sobrenatural, sem recorrer ao oculto. Antes deles, o mundo era explicado por mitos. Em sua época, a mitologia era o que estabelecia as normas sociais e forjava a unidade do povo grego. Os pré-socratistas estudavam física, que era natural, oposta ao sobrenaturalismo predominante.
O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, que a água era a única fonte de todas as coisas. Ele acredita que a água pode ser vista em tudo. Se é tudo água, é apenas uma conclusão lógica. Logo todo o universo foi caracterizado pela unidade da visão do primeiro filósofo.
Saiba mais sobre Sócrates em: https://brainly.com.br/tarefa/30412730
#SPJ4