• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Creuza27
  • Perguntado 3 anos atrás

“Quando a moderna pedagogia passou a enfatizar uma formação emancipatória das crianças, a literatura infantil respondeu com textos renovados que buscam a criatividade infantil, transmitindo aos leitores sua mensagem progressista. Por outro lado, a recíproca é também verdadeira, pois ambos os gêneros evoluem juntos - não se consegue pensar a narrativa de fadas fora do âmbito da literatura infantil.”
Fonte: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003, p. 22.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre leitura e leitores pode-se afirmar que:
a. os contos de fadas, há muito tempo, passaram a ser sinônimo de literatura infantil.
b. a literatura sobrenatural também é considerada literatura infantil, nos dias de hoje.
c. a pedagogia tecnicista busca propor contos de fadas que valorizam o desenvolvimento de competências, como “Os três porquinhos”.
d. os contos de fadas morrem quando sua moral perde o sentido, assim como os gêneros textuais, que perderam sua utilidade.
e. os contos de fadas transmitem valores cristalizados de determinado período.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

De fato, existe uma grande associação entre os contos de fadas à literatura infantil, no entanto, é notório que ainda possa haver aprendizado, mesmo com estas considerações (Alternativa A).

Contos de Fadas e Literatura Infantil

A literatura infantil representa uma parte muito importante do conhecimento humano, uma vez que favorece o maior interesse pelos estudantes, através de textos mais visuais e criativos. Os contos de fadas, por exemplo, embora sejam somente associados à literatura infantil, podem ser positivos no desenvolvimento e ensino eficiente, através das narrativas e valores.

Mais sobre contos de fadas: brainly.com.br/tarefa/51641441

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares