3)
Marx entende que o comércio e o mercado mundiais inauguraram, no século XVI, a moderna história do capital. O capital é uma relação social de dominação em que o trabalho morto, realizado ou cristalizado nas mercadorias se apodera do trabalho vivo, ou aquele que está a produzir o valor. A fórmula simples da circulação do capital, representada por M­D­M, em que a mercadoria é trocada por dinheiro e este, por sua vez, trocado por outra mercadoria, possui, em paralelo, outra mais complexa, representada por D­M­D, em que o dinheiro é que se movimenta, agora como capital. A fórmula geral da acumulação do capital, no entanto, é representada da seguinte maneira: D­M­D’, sendo (’) a mais­-valia ou o valor que é acrescido aos custos no processo de produção.

Sobre a mais-valia, assinale a opção correta.

Alternativas:

a)
A mais-­valia é o trabalho não pago, representado por aquela parte do valor das mercadorias que excede o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção do valor da própria força de trabalho.

b)
A mais-valia relativa ocorre em função do aumento do ritmo de trabalho, da vigilância sobre o processo de produção ou mesmo da ameaça da perda do trabalho caso determinada meta não fosse alcançada.

c)
A mais-valia absoluta decorre do incremento de melhorias tecnológicas para acelerar o processo de produção e aumentar a quantidade de mercadoria produzida, sem que, no entanto, seja oferecida qualquer bonificação ao trabalhador.

d)
A mais-­valia é a origem, portanto, do lucro, do juro e da renda da terra, na medida em que o excedente econômico só pode advir do comércio, e não da esfera da produção.

e)
A mais-valia é o excedente de trabalho pago, incluído no salário do trabalhador. É a mais-valia que forma o salário que será gasto pelo trabalhador para gerar consumo na economia e aumentar os lucros do capitalista.

4)
Com a globalização, a dinâmica comercial internacional tornou-se mais competitiva e os mercados tornaram-se globais, favorecendo principalmente os países desenvolvidos. Muitas nações, com o objetivo de fortalecerem suas economias e impulsionar seu desenvolvimento, buscam unir-se para galgar novos mercados e potencializar a sua presença e influência comercial no mundo.

Os blocos econômicos podem ser definidos como as associações entre nações que buscam acordos comerciais para se integrarem econômica e socialmente. Os acordos acontecem por interesses mútuos, logo que as facilidades comerciais podem beneficiar a todos e proporcionar um crescimento e desenvolvimento econômico em grupo.



Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir, e marque (V) para as características Verdadeiras das vertentes dos blocos econômicos e (F) para as Falsas.

( ) No mercado comum, as pessoas, os insumos ou matérias-primas, e o capital financeiro, passam a ter livre circulação entre as fronteiras dos países membros.

( ) Acordos de união econômica consiste em unificação das leis, da moeda, das políticas econômicas e da diplomacia internacional entre os países membros

( ) Em áreas de livre comércio, ocorre a introdução de regras comercias para países membros, tais como impostos e taxas simplificadas e unificadas e também regras de comercialização com países não membros.

( ) Na união aduaneira é permitida a livre circulação de pessoas entre os países membros, como por exemplo, na União Europeia.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V – V – V – F.

b)
V – V – F – F.

c)
F – V – F – F.

d)
F – V – F – V.

e)
V – F – V – V.

Respostas

respondido por: liviasena628
0

Resposta:

d)

F – V – F – V. sao essa letra aii

Perguntas similares