A história da educação no Brasil foi marcada por um controle rígido do Estado e, ao mesmo tempo, direcionado para beneficiar grupos determinados da sociedade. Também, sua proposta educacional limitou a relação entre o ensino e a vida social prática. Muitos consideram que as propostas educacionais no Brasil foram “letras mortas”. Não se realizava de forma concreta o que se propunha entre a retórica e a lei.
Sobre a história da educação brasileira no período da colonização, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.
A educação brasileira foi estabelecida para atender o aclame popular. Voltada aos interesses de grupos marginalizados, como os indígenas, esta prática fez com que a alfabetização dos nativos fossem percentualmente maior do que a população de homens livres da colônia.
PORQUE
A educação fez parte do projeto colonizador português, que buscava dominar o território brasileiro. A catequização dos indígenas buscava submetê-los aos interesses da coroa portuguesa. Mesmo nos seminários e colégios, a educação se restringia a poucos privilegiados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 7 de 10
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
asserção 1 e falsa e a 2 é verdadeira
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás