Texto 1 "O racismo é um dos principais fatores estruturantes das injustiças sociais que acometem a sociedade brasileira e, consequentemente, é a chave para entender as desigualdades sociais que ainda envergonham o país. Metade da população brasileira é negra e a maior parte dela é pobre. As inaceitáveis distâncias que ainda separam negros de brancos, em pleno século XXI, se expressam no microcosmo das relações interpessoais diárias e se refletem nos acessos desiguais a bens e serviços, ao mercado de trabalho, ao ensino superior bem como ao gozo de direitos civis, sociais e econômicos. Há também outras causas das persistentes desigualdades raciais, como o passado de exclusão e invisibilidade da população negra, sua condição de pobreza e, sobretudo, a negação de seus direitos após a abolição da escravidão no Brasil, em 1.888". CICONELLO, Alexandre. O desafio de eliminar o racismo no Brasil: a nova institucionalidade no combate à desigualdade racial. Disponível em: Acesso em: 07 fev. 2019. Texto 2 "A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, tratado internacional de direitos humanos, adotado pela Assembleia das Nações Unidas (ONU), define "discriminação racial" como toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, em igualdade de condição, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública". Governo do Brasil. Racismo vai além da cor da pele no Brasil. Disponível em: Acesso em: 07 fev. 2019. Considerando que os textos apresentados demonstram a discriminação racial como um problema mundial, elabore um texto a respeito do preconceito existente no Brasil, descrevendo sobre o papel e as consequências exercidas pelo Estado Democrático de Direito e o significado da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
Respostas
Explicação:
oi brigado pelos pontos e pq meu irmão vái Mer mata ser ele ver que gastei os pontos dele
Resposta:
O Brasil é totalmente desigual. Não pode falar sobre a superação do racismo e a redução da desigualdade racial, sem considerar os protagonistas do movimento negro. A estrutura étnica existente no Brasil é mantida privilegiar e contribuir para a exclusão e a desigualdade social. produz uma sociedade dividida em vez de igualdade, os meninos negros mais propensos do que meninos brancos a morrer de violência e obter salários mais baixos no mercado de trabalho, com uma garota negra teria um lugar maior são mais propensas do que as meninas brancas a morrer no sistema público de saúde e têm menos acesso a métodos contraceptivos, aumentando a probabilidade de gravidez na adolescência e aborto ilegal. As oportunidades desiguais, possibilidades desiguais e talento desperdiçado. As estatísticas oficiais sobre a desigualdade cresceram desde o início dos anos 2000 no Brasil, em áreas como educação, mercado de trabalho, pobreza, saúde e violência. Dois terços dos pobres no Brasil são negros. E mais: Metade dos negros vive abaixo da linha da pobreza.
O resultado é uma sociedade livre do racismo e das desigualdades sociais resultantes, revelam, não debatem, parecem não existir. O problema, dizem eles, não é o racismo, mas a pobreza; A desigualdade não é racial, mas social.
Estas desigualdades não são apenas o resultado de discriminações passadas, mas também o processo positivo de preconceitos e estereótipos raciais, que são legitimados a cada dia, procedimentos discriminatórios. Persistência de alta desigualdade racial a evolução democrática da nação e a construção de uma sociedade mais justa e coesa.