• Matéria: História
  • Autor: MilaFarias7
  • Perguntado 3 anos atrás

HISTÓRIA 8) Dentre os vários sociólogos e historiadores que estudaram a questão da escravidão no Brasil, Gilberto Freyre (1900-1987) se destaca. Ele usa a expressão "escravidão patriarcalista" para fazer referência à escravidão durante o período colonial brasileiro. A expressão se deve, principalmente, aos engenhos de açúcar, onde os senhores de engenho eram os chefes da família e de todo o engenho, e a principal mão de obra era o trabalho escravo. No entanto, não há unanimidade quanto ao seu uso. Há quem diga que nem sempre a palavra "patriarcal" descreva corretamente as relações escravistas existentes no período. Sobre o uso da expressão "escravidão patriarcalista", assinale a alternativa correta.

a) Quando usava essa expressão, Gilberto Freyee estava se referindo exclusivamente aos escravos que eram tratasos como filhos por parte de seus s senhores, sendo esse tipo de relação que predominou entre senhores e escravos durante o Brasil Colônia.

b) O uso dessa expressão por Gilberto Freyre mantém como foco as sociedades produtoras de cana-de-açucar, centralizadas na figura masculina do senhor de engenho; quanto á mão de obra, predominava nelas a escravidão.

c) A discordância quanto ao uso da expressão está ligada ao fato de que em caso de morte do senhor de engenho, a esposa, ou a filha, assumia as relações entre "senhores e escravos", não cabendo, portanto, a ideia de patriarcalismo.

d) O uso dessa expressão não é mais objeto de disputa, pois estudos recentes têm mostrado que o conceito de patriarcalismo usado por Gilberto Freyre não é uma referência ao senhor de engenho, e sim, ao escravo.

(valendo 20 pts)​

Respostas

respondido por: valeryyteixeira
7

Resposta:

Explicação:

e a letra d

Perguntas similares