James Fowler propõe a teoria do desenvolvimento na fé focado na motivação para descobrir significado na vida. Ele mostra que desde o nascimento o ser humano é dotado de capacidade inata para a fé, cada vida centra-se num conjunto fundamental de significados. Para Fowler, a fé não é questão de somenos importância mas é elemento primordial na adaptação do indivíduo, ela molda o caráter, as suas percepções, interpretações e paixões. O indivíduo na sua relação com o mundo sente o novo e estranho ambiente como um ambiente que é confiável e providente , ou arbitrário e negligente. Aí a pessoa muda sua fé e troca de centros de poder buscando centros mais resistentes. Dessa forma, o ser humano vai se alinhando àquilo, ou àquele que seja suficiente para sustentar a ele e as pessoas e coisas que ama. Fowler, identifica sete estágios de desenvolvimento da fé, movendo-se sempre em direção a um estágio mais amadurecido chegando, por fim, no último estágio marcado por um elevado desapego pessoal, uma radical identificação com as situações desumanas, intenso amor e cuidado com os outros.
Baseando-se nas contribuições desse pesquisador, escreva um parágrafo de reflexão sobre esse tema . Que ideias, sentimentos e deduções são inspirados por estes achados sobre a fé ?
Respostas
Fowler buscou explicar a maneira como a nossa fé tem a capacidade de afetar as nossas vidas.
Fowler e a fé
Fowler acrescenta muito a uma discussão moderna da experiência religiosa. Ele fornece um modelo para investigação e avaliação do processo de desenvolvimento da fé. Seu trabalho começa com o reconhecimento da fé como uma experiência humana universal.
Nossos personagens e nossa fé são moldados por nossos centros de valor, nossas imagens de poder e nossas histórias mestras – o conteúdo de nossa fé” (277). A teoria de Fowler é parte de uma exploração fundamental da psicologia da religião e da experiência religiosa.
O objetivo de Fowler é tornar este livro “acessível” ao leitor médio e, na maioria das vezes, ele consegue. O uso ilustrativo de entrevistas de estudo captura facilmente a atenção e a imaginação do leitor. Ele usa com sucesso um modelo dinâmico em espiral para explicar a interação de teorias de desenvolvimento de personalidade e identidade com os seis estágios de seu estudo.
Estágios da Fé: A Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Busca pelo Significado de James W. Fowler é um trabalho seminal da psicologia do desenvolvimento estrutural que delineia uma teoria inovadora do desenvolvimento da fé em estágios.
A obra de Fowler é considerada um clássico no desenvolvimento da psicologia da religião. Neste estudo, Fowler, psicólogo e teólogo, desenvolve uma teoria de seis estágios do desenvolvimento da fé:
- Estágio 1 – Fé Intuitivo-Projetiva,
- Estágio 2 – Fé Literal Mítica,
- Estágio 3 – Fé Sintético-Convencional,
- Estágio 4 – Fé Individuativo-Reflexiva,
- Estágio 5 – Fé Conjuntiva
- Estágio 6 – Fé Universalizante. O objetivo de Fowler é “esclarecer a dinâmica da fé como a maneira como fazemos e mantém o sentido da vida” (xii). Seu estudo é baseado na visão de que “a fé é um fenômeno humano” e um “humano universal.
Saiba mais sobre fé:https://brainly.com.br/tarefa/27648815
#SPJ1