Urgente!!!!! Preciso que alguém faça uma dissertação argumentativa sobre esse tema: Apesar do Brasil apresentar quase um quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões do país.
Respostas
Resposta:
vale ressaltar que a escassez de água é um fator agravante para a desigualdade social. Nesse sentido, a "Teoria do Poder", do filósofo francês Michel Foucault, mostra como indivíduos de mais influência manipulam os demais.
Não precisamos ir muito longe para perceber que cada gota de água faz diferença em nossas vidas ao lermos o livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é possível perceber como a seca é prejudicial à vida do sertanejo e de sua família, que vive na miséria. Fora da ficção, situação do brasileiro é parecida com a dos personagens, uma vez que os problemas da crise hídrica no Brasil afetam com mais intensidade a população pobre e também a natureza.
Assim, como exemplo países da África, grande parte da população tem acesso restrito a esse item vital quando há crise de abastecimento. Por outro lado, a elite permanece tendo acesso à água de maneira ininterrupta e sem se importar com o mundo a sua volta, como dito por Foucault.
Todavia, não podemos mudar o passado e querer, agora uma situação que já vem sendo negativamente a muitos anos, como o visto na Revolução Industrial, no século XVIII, foi uma grande prova de como a ambição humana pode degradar a natureza.
Fica claro, dessa forma, que imbróglios da falta de água são de larga escala. Portanto, o Poder Legislativo deve criar leis que visem a equidade nas contas de água em períodos de crise, assim os cidadãos de baixa renda podem usufruir desse bem sem se endividar. E também, o Governo deve criar uma Campanha Nacional de reflorestamento nas grandes cidades, disponibilizando mudas para a população plantar em áreas verdes determinadas, para que problemas da falta de chuvas amenizem e a sociedade.
Espero ter ajudado