A hibridização é resultado da combinação entre diferentes tipos de orbitais atômicos devido à superposição entre eles. O estudo da hibridização de orbitais é muito útil para compreensão da geometria da molécula, por exemplo. Considerando os orbitais híbridos resultantes da sobreposição entre os orbitais atômicos típicos dos compostos orgânicos, analise as sentenças a seguir: I- As ligações pi da molécula de metano, CH4, são formadas pela sobreposição dos orbitais 1s do hidrogênio com os orbitais híbridos sp3 do carbono. II- A ligação sigma C-C na molécula do etano, C2H6, é formada pela sobreposição dos dois orbitais sp3 dos átomos de carbono. III- A ligação C-H na molécula do etano, C2H6, é formada pela sobreposição dos orbitais 1s do hidrogênio com os orbitais híbridos sp3 do carbono. Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Resposta:
II e
Explicação:
Todas as afirmações a respeito da hibridização dos orbitais do carbono são corretas.
Hibridização dos orbitais atômicos
Chamamos de hibridização quando ocorre a união de x orbitais atômicos, em geral, os orbitais do tipo s e p, a fim de formar x orbitais híbridos.
Quando o átomo apresenta um orbital p incompleto, para atingir a estabilidade, ele precisa completá-lo e assim completar sua camada de valência de acordo com o octeto.
Assim, esses átomos, tais como enxofre, carbono, boro, buscam realizar ligações covalentes a fim de completar sua camada de valência. Se nos lembrarmos do diagrama de Linus Pauling, temos que o orbital p é mais energético que o s.
Como a natureza visa alcançar a menor energia possível, ao formarmos um hibrido dos orbitais s e p, diminuiremos a energia dos orbitais e por conseguinte também reduzir a energia necessária para a ligação (veja imagem).
Dessa forma, aplicando para o carbono, os tipos de ligação que o átomo realiza, indicam a hibridização do mesmo:
- 4 ligações simples: 4 orbitais híbridos ;
- 3 ligações simples + 1 ligação dupla: 3 orbitais híbridos + 1 orbital p puro;
- 2 ligações simples + 2 ligações duplas ou 1 ligação tripla: 2 orbitais híbridos + 2 orbitais p puro.
Os orbitais p puros são responsáveis pela realização das ligações pi. Nas ligações sigma teremos a sobreposição dos orbitais híbridos do átomo com os orbitais do átomo ao qual está ligado (seja hibrido como um ou puro como um orbital s). Nas ligações pi, teremos a sobreposição dos orbitais p de cada átomo ligado.
Analisando as afirmativas apresentadas, temos que:
- I) As ligações pi da molécula de metano, , são formadas pela sobreposição dos orbitais 1s do hidrogênio com os orbitais híbridos do carbono.
Essa afirmação está correta. O hidrogênio não realiza hibridização, pois o orbital a ser completado é o s. Além disso, no metano, o carbono realiza apenas ligações simples com o hidrogênio. Dessa forma, para isso, é necessária a hibridização do tipo .
- II) A ligação sigma C-C na molécula do etano, , é formada pela sobreposição dos dois orbitais dos átomos de carbono.
Essa afirmação é correta. Os carbonos do etano realizam apenas ligações simples, portanto apresentam hibridização . Como são ligações sigma, ocorre a sobreposição dos orbitais híbridos de cada carbono.
- III) A ligação C-H na molécula do etano, , é formada pela sobreposição dos orbitais 1s do hidrogênio com os orbitais híbridos do carbono
Essa afirmação é correta. Os carbonos do etano realizam apenas ligações simples, portanto apresentam hibridização . Porém, como o hidrogênio não apresenta hibridização, a ligação sigma nesse caso será realizada pela sobreposição do orbital hibrido do carbono e o orbital s do hidrogênio.
Veja mais sobre hibridização em: https://brainly.com.br/tarefa/22522140
#SPJ1