• Matéria: Filosofia
  • Autor: abimaprado
  • Perguntado 2 anos atrás

O objetivo inicial de David Harvey, preservado e expandido ao longo de sua trajetória e de sua vasta obra, consistia basicamente em tentar entender a urbanização no capitalismo. Para Harvey a história da mudança social é em parte apreendida pela história das concepções de espaço e de tempo, bem como dos usos ideológicos que podem ser dados a essas concepções (HARVEY, 1989, p.201). Assim sendo, “todo o processo de transformação da sociedade deve apreender a complexa estrutura a transformação das concepções e práticas espaciais e temporais” (HARVEY,1989, p.201). Nessa perspectiva, em sua obra, Milton Santos estabelece uma densa base teórica para a definição de espaço e vai além, pois também está preocupado com a operacionalidade do conceito para os estudos geográficos através da estrutura, forma, processo e função. Sobre esta temática, analise as afirmações a seguir:

I- Segundo Milton Santos, o computador é o instrumento de medida e, ao mesmo tempo, o controlador do uso do tempo. Essa multiplicação do tempo é real porque, de fato, todos os atores – pessoas, empresas, instituições, lugares – utilizam da mesma forma tais possibilidades e realiza igualmente a velocidade do mundo.

II- Segundo Harvey, de um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade.

III- Segundo Milton Santos, a crença de espaço e do tempo contraídos é um mito graças, outra vez, aos prodígios da velocidade porque a velocidade apenas está ao alcance de um número limitado de pessoas, de tal forma que, segundo as possibilidades de cada um, as distâncias têm significações e efeitos diversos e o uso do mesmo relógio não permite igual economia do tempo.
Está correto o que se afirma em:
II e III, apenas.

III, apenas.

I, apenas.

I e II, apenas.

II, apenas

Respostas

respondido por: roseatenas75
0

Resposta:II e III apenas

Explicação: Segundo Milton Santos, o computador é o instrumento de medida e, ao mesmo tempo, o controlador do uso do tempo. Essa multiplicação do tempo é real porque, de fato, todos os atores – pessoas, empresas, instituições, lugares – utilizam da mesma forma tais possibilidades e realiza igualmente a velocidade do mundo.

Observa que realiza desigualmente a velocidade do mundo.

Perguntas similares