Segundo o autor Milton Santos vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Sobre as características do processo de Globalização que fundamentam esta afirmação, analise os textos abaixo e complete as lacunas.
TEXTO 1
De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido.
TEXTO 2
A globalização _______ revela uma pobreza de novo tipo, uma pobreza estrutural globalizada, resultante de um sistema de ação deliberada pelo consumo. Alcançamos, assim, uma espécie de naturalização da pobreza, que seria politicamente produzida pelos ______ com a colaboração consciente dos _______ e, contrariamente às situações precedentes, com a convivência de parceiros para legitimar essa naturalização. Assim, os benefícios da globalização _________ da mesma forma em diferentes partes do globo.
Está correta a sequência:
A) sonhada – ricos – pobres – não se manifestam
B) perversa – atores hegemônicos – governos – não se manifestam
C) humana – pobres – ricos – se manifestam
D) atual – governos – pobres – não se manifestam
E) mundial – cidadãos – atores hegemônicos – se manifestam
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra "b". Os trechos a serem inseridos nas lacunas são: perversa – atores hegemônicos – governos – não se manifestam.
Explicação:
O pensamento de Milton Santos aponta para os aspectos críticos da globalização tal como a vemos na comunidade global. O acesso a itens como tecnologia, internet, informação, saúde e educação são distribuídos desigualmente entre os diferentes povos do globo.
Perguntas similares
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás