Respostas
Resposta: Essa técnica é usada para descobrir uma medida de duas grandezas proporcionais quando conhecemos outras três de suas medidas.
Explicação passo a passo:
A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção. Esse método, conhecido como regra de três, faz uso de alguns conhecimentos importantes: propriedade fundamental das proporções, grandezas e medidas, razões e proporções. Pode-se dizer que a união de todos esses conhecimentos resulta, entre outras coisas, no que conhecemos como regra de três.
Regra de três
Digamos que uma fábrica de brinquedos consiga produzir 500 peças diárias com apenas 12 funcionários. Quantos funcionários são necessários para produzir 750 peças diárias?
Para resolver esse tipo de problema, usamos regra de três. Note que existem duas grandezas proporcionais no problema, uma é a quantidade de funcionários e outra a quantidade de peças diárias. Perceba também que são conhecidas três medidas dessas grandezas e a outra queremos descobrir. É por isso que essa técnica é conhecida como regra de três.
Construindo a proporção relativa a esse problema, temos:
12 = x
500 750
Para encontrar o valor de x, basta utilizar os conhecimentos provenientes das equações ou usar a propriedade fundamental das proporções: o produto dos extremos é igual ao produto dos meios. Essa propriedade também é conhecida como “multiplicação cruzada”. Para aplicá-la, basta multiplicar 500 por x e 12 por 750:
500x = 12·750
Resolvendo essa equação, temos:
500x = 9000
x = 9000
500
x = 18
Serão necessários 18 funcionários para produzir 750 brinquedos por dia